“Menino Jesus é o melhor presente que poderíamos receber”, afirma arcebispo de Santiago
Santiago (Segunda, 28-12-2009, Gaudium Press) Milhares de peregrinos chilenos estiveram presentes no dia 25 de dezembro à Catedral Metropolitana de Santiago, para participar da tradicional Missa de Natal celebrada pelo cardeal arcebispo de Santiago, Dom Francisco Javier Errázuriz, e concelebrada por diversos bispos, sacerdotes e seminaristas do clero diocesano.
Em sua Mensagem de Natal desse ano, o cardeal refletiu sobre as passagens do Evangelho que se referem ao nascimento de Jesus e àquelas que narram sua Páscoa ao afirmar que “são relatos extremamente dinâmicos” e que aprecia neles as numerosas intervenções de Deus manifestando sua bondade e sabedoria. “O céu se põe em movimento quando Jesus chegar à Terra”, afirmou o cardeal Errázuriz.
Desse modo, a Santíssima Trindade enviou duas vezes o arcanjo Gabriel para preparar a vinda de Jesus Cristo: primeiro visitou Zacarias e logo depois a Virgem Maria, em Nazaré. “Muito importava a Deus deixar claro que o que aconteceria seria fruto de uma intervenção poderosa, gratuita e extraordinária, e não apenas um simples acontecimento humano”, explicou o prelado.
Dom Errázuriz acrescentou que, ao Maria aceitar o plano de Deus, “no mesmo instante se abriram as portas para deixar passar o Filho de Deus, que se chamaria e seria Jesus”.
Segundo o arcebispo de Santiago, Maria também se pôs em ação e partiu para a casa de Zacarias para visitar sua prima Isabel e, ao entrar no local, o Espírito Santo desceu “como o Espírito Santo de Deus que cria a comunhão, suscita a fé e proporciona abundante gozo e graça que santifica”, assinalou o cardeal.
Uma das grandes festividades do ano
Ainda em sua mensagem, o cardeal abordou o verdadeiro sentido desta celebração ao afirmar que a vinda de Jesus Cristo selou uma aliança entre os homens e uma aliança com Deus.
“Os apóstolos sabiam que Ele havia vindo para nos dar uma vida nova em abundância, que tem palavras de vida eterna e que nos amou até o fim para dar sua vida por nós, selando uma aliança viva e definitiva com Deus, nosso Pai: uma aliança de reconciliação, de amor e paz”, disse.
Ao final da mensagem, Dom Errázuriz ressaltou que “a celebração de Natal é uma das maiores festas do ano” e que é o “Pai do Céu que nos enche de presentes em seu dom maravilhoso, seu Filho, nosso irmão e libertador, nossa alegria e nossa felicidade”.
“Não desejamos outros bens com mais vontade além do que aqueles que Ele nos traz: sua luz cheia de verdade que nos leva para fora dos tropeços da escuridão, o amor generoso e o perdão gratuito de Deus, a reconciliação, a fraternidade e a solidariedade entre nós, com a vida repleta de amor, generosidade e paz”.
Deixe seu comentário