Gaudium news > Dia da Sagrada Família leva milhares de fiéis a Madri

Dia da Sagrada Família leva milhares de fiéis a Madri

dia sagrada família em madri.jpg
Milhares de fiéis presenciaram o Dia da Sagrada Família na capital espanhola

Madri (Segunda, 28-12-2009, Gaudium Press) Foi comemorado ontem, na capital espanhola, Madri, o Dia da Sagrada Família de Nazaré. Estiveram presentes ao evento, que contou com a participação de 15 cardeais e vários bispos europeus, centenas de milhares de fiéis vindos de toda Europa. Antes da celebração eucarística e a saudação especial do Papa, ao vivo, direto do Vaticano, o clero reunido falou ao público presente sobre a “verdadeira família”.

Segundo a Rádio Vaticano, sobre o palco de 52 metros de comprimento, decorado com a Cruz do Dia Mundial da Juventude, com a estátua da Virgem de Almudena e um presépio de tamanho natural, 18 bispos se dirigiram aos católicos presentes dirigindo mensagens de apoio a família. Entre eles, o arcebispo de Lyon, Cardeal Philippe Barbarin, que pediu a Deus o fortalecimento da família humana e também fez um chamado aos países europeus para que protegessem, legalmente, “este lugar tão precioso onde surge, cresce e se desenvolve o ser humano”.

O presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, também discursou no evento. Em sua alocução, o prelado reconheceu o valor de testemunhar publicamente a “beleza da família, superando as dificuldades transmitindo a vida”. Mais palavras foram proferidas pelo arcebispo de Przemy?l e presidente da Conferência Episcopal Polonesa, Dom Józef Michalik, que afirmou que o “o exemplo da Sagrada Família é possível em nossos tempos”. Conforme o prelado, este exemplo é mais possível ainda quando se sente Deus conosco.

Por sua vez, o presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”, o cardeal alemão Dom Josef Cordes, destacou que o casamento e as famílias são a base fundamental de toda a sociedade e que a Festa que estava sendo celebrada naquele momento tinha por objetivo lembrar as pessoas disso. Linha de pensamento que foi seguida pelo arcebispo de Berlim, Cardeal Georg Sterzinky. O purpurado defendeu o matrimônio e a família como decisivos para o bem-estar social, “pois deles nascem novas gerações”, e foi incisivo ao pleitear a salvaguarda do núcleo familiar. “Exijo que o Estado e a sociedade criem as condições necessárias para que a família possa desenvolver-se plenamente”.

Por fim, o vigário geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini, transmitiu aos fiéis a benção do Papa Bento XVI, ao vivo, direto da Praça de São Pedro, na qual o pontífice manifestava sua alegria pelo evento que estava sendo celebrado.

Missa de Eucaristia

Responsável pela Missa de Eucaristia do Dia da Sagrada Família de Nazaré, o presidente da Conferência Episcopal Espanhola e arcebispo de Madrid, Dom Antonio María Rouco Varela, também disse algumas palavras a respeito da família e de sua importância para a vida dos homens. Segundo o arcebispo espanhol o modelo da família cristã é o que corresponde fielmente à vontade de Deus. “Por isso, é ele que garante o bem fundamental e insubstituível da família para os seus membros, para toda a sociedade e, não em último lugar, para a Igreja”, destacou.

O prelado salientou a generosidade da família cristã, que segundo ele, é capaz de colocar o amor acima de tudo e de “abrir, dia a dia, cruz a cruz, o caminho da verdadeira felicidade”. Conforme d. Antônio, são nos pais e nas mães das famílias cristãs que as crianças, os deficientes, os doentes e os excluídos podem encontrar o dom da vida e o amor incondicional.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas