No Ângelus da Sagrada Família, Papa defende estrutura e valores familiares cristãos
Papa Bento XVI sauda os fiéis durante Ângelus da Sagrada Família |
Cidade do Vaticano (Segunda, 28-12-2009, Gaudium Press) Ontem, dia em que a Igreja Católica no mundo celebrou a Sagrada Família de Jesus Cristo, o Papa Bento XVI recitou a última oração mariana do Ângelus do ano de 2009 com os fiéis, na Praça de São Pedro. Da janela de seu escritório no Vaticano, o pontífice dirigiu-se aos milhares de peregrinos reunidos na esplanada petrina e fez um apelo pela defesa dos valores familiares cristãos.
Em sua fala, Bento XVI lembrou que a família é um projeto de Deus, que se realizou também na vida de Jesus Cristo.
Assim como Deus é Trindade, é comunhão de amor, também entre o homem e a mulher se expressa “uma comunhão de amor que gera nova vida”, explica. Pais são colaboradores e educadores de Deus para seus filhos.
Para o Papa, os católicos devem se identificar com os três pastores que, avisados pelo anjo, assomaram à gruta de Belém e se dispuseram em reconhecimento à pequena família do Menino Jesus:
“As primeiras testemunhas do nascimento de Cristo, os pastores, se encontraram diante não somente do Menino Jesus, mas de uma pequena família: mãe, pai e filho recém-nascido. Deus quis revelar-se nascendo em uma família humana, e por isso a família humana se tornou ícone de Deus!”, disse Bento XVI.
Ainda segundo o pontífice, a família cristã deve ser ciente de que os filhos são dom e projeto de Deus e que não podem ser considerados como posse, mas sim “educados à liberdade maior, que é a do ‘sim’ a Deus – de quem Nossa Senhora é o exemplo perfeito. A Ela, confiemos todas as famílias, rezando em especial por sua preciosa missão educativa.”, concluiu.
Depois da oração mariana, o Papa saudou os fiéis em diversas línguas, como de praxe. Em espanhol, disse:
“Saludo cordialmente a los peregrinos de lengua española que participan en esta oración mariana. En este domingo de la Sagrada Familia, invito a todos a poner los ojos en el hogar de Nazaret, escuela incomparable de virtudes humanas y cristianas, para aprender de Jesús, José y María a vivirlas personalmente y dar ejemplo de ellas ante los que os rodean con humildad y convicción. De nuevo os deseo que, en estas fiestas de Navidad, la alegría del Señor Jesús, nacido en Belén, sea vuestra fortaleza. En su Nombre os bendigo con gran afecto.”
Logo após o Ângelus, o Santo Padre foi ao Refeitório da Comunidade de Santo Egídio, em Roma, onde foi realizado um almoço para aproximadamente 150 pobres e mendigos da capital italiana.
Sagrada Família em Madri
Além da recitação da oração mariana e de suas considerações sobre o sentido da família, Bento XVI também aproveitou o Ângelus para enviar uma mensagem à Festa da Sagrada Família em Madri, que reuniu cerca de um milhão de pessoas de praticamente todos os países europeus, além de membros do clero de inúmeros episcopados do continente.
O Santo Padre dirigiu essa mensagem especial em língua espanhola, na qual exprime sua proximidade e afeto a todas as famílias cristãs. “Deus, tendo vindo ao mundo no seio de uma família, manifesta que esta instituição é o caminho seguro para encontrá-Lo e conhecê-Lo, além de ser um chamado permanente para trabalhar pela unidade de todos em torno do amor”.
Bento XVI pede que se respeite a família, constituída por um homem e uma mulher, porque nela “se aprende a viver aqueles valores que dignificam à pessoa e fazem grandes os povos”.
Deixe seu comentário