Após cirurgia, condições do cardeal francês Roger Etchegaray são “boas”
Cidade do Vaticano (Segunda, 28-12-2009, Gaudium Press) O cardeal francês Roger Etchegaray, que fraturou o colo do fêmur da perna direita após ter sofrido uma queda na Missa do Galo – quando uma mulher aparentemente com distúrbios mentais tentou se aproximar do Papa Bento XVI – sofreu uma cirurgia e passa bem, segundo informações divulgadas em um boletim pela Sala de Imprensa da Santa Sé neste domingo.
De acordo com o boletim médico, o cardeal Etchegaray foi submetido na manhã de domingo, no hospital Policlínico Gemelli, a uma intervenção cirúrgica para uma artoplastia total do quadril. A cirurgia transcorreu sem problemas e o purpurado se recupera bem, informa o boletim replicado pelo Vaticano.
Nos próximos dias, o cardeal deve ser transferido para a unidade de terapia intensiva pós-operatória do hospital onde deve permanecer em recuperação, conclui a nota.
Queda
No início da Santa Missa da Noite de Natal do dia 24, a jovem ítalo-suíça Susana Maiollo, de 25 anos, tentou alcançar o Papa, pulando a barreira de segurança, quando este entrava na Basílica de São Pedro. Contida a tempo, a mulher foi derrubada pelos oficiais da Gendarmeria Vaticana, mas conseguiu se agarrar ao pálio do Santo Padre, fazendo-o perder o equilíbrio e cair. Na confusão, foi ao chão também o cardeal Etcyhegaray, de 87 anos, que fraturou o colo do fêmur com a queda e foi retirado do local em uma cadeira de rodas.
Deixe seu comentário