Gaudium news > Movimento de Combate à Corrupção divulga balanço nacional da Campanha Ficha Limpa

Movimento de Combate à Corrupção divulga balanço nacional da Campanha Ficha Limpa

Brasília (Quarta, 23-12-2009, Gaudium Press) O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), sempre apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou o total de assinaturas colhidas até o dia 9 de dezembro, Dia Mundial de Combate à Corrupção: mais de 1,5 milhão de assinaturas em adesão ao projeto de lei de iniciativa popular chamado “Campanha Ficha Limpa” (PLP 518/09) que tem como objetivo impedir a candidatura política de pessoas com antecedentes criminais e que renunciam ao mandato para escapar de punições legais. Com informações da CNBB.

O estado com mais coleta de assinaturas foi Minas Gerais, com 317.386 adesões, seguido de São Paulo, com 213.460, e Paraná, com 182.705.

As assinaturas foram entregues em duas situações ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP): no dia 29 de setembro desse ano, quando o projeto deu entrada na casa, e no dia 9 de dezembro com o intuito de reforçar as ações do MCCE de apoio ao Projeto de Lei no Congresso Nacional.

De acordo com Michel Temer, o projeto de lei só deverá entrar na pauta em fevereiro de 2010. O MCCE espera conseguir dialogar com os líderes partidários para que, assim que comece o ano legislativo, o assunto entre na pauta e seja votado o quanto antes.

Apoio da CNBB

A campanha Ficha Limpa teve início em abril do ano passado sempre apoiada pela CNBB. Segundo o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) da CNBB, Carlos Moura, 85% das assinaturas foram recolhidas pelas paróquias e dioceses.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas