Gaudium news > “Solidariedade com os marginalizados

“Solidariedade com os marginalizados

Rio de Janeiro (Quarta, 23-12-2009, Gaudium Press) – Em artigo intitulado “Reflexões para o Natal”, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, destaca que o dia de Natal, data que marca o nascimento do Menino Jesus, é “uma excelente oportunidade para revermos nossas atitudes com relação ao próximo”.

“Um estábulo foi transformado em residência humana por falta de condições materiais para poder encontrar um verdadeiro lar (Lc 2,7). A pobreza é uma característica do Natal. O contraste, sua marca indelével, ainda hoje perdura. É essa a situação de mais de dois mil anos de pregação da Mensagem divina. Basta olhar ao nosso redor os que dormem ao relento”, afirma o arcebispo.

No texto, o cardeal Dom Eugênio salienta que o Natal é uma festa eminentemente religiosa e também um momento privilegiado para despertar na consciência das pessoas a responsabilidade social da Fé cristã. “O Presépio de Belém é um angustiado apelo a cada filho de Deus para, de imediato, tornar possível a nossa solidariedade com os marginalizados”, diz.

“Tenho certeza que o mais belo presente que o Menino Jesus espera de cada um de nós é o compromisso e testemunho de solidariedade. Ele se manifesta por uma expressão concreta de amor para com todos aqueles que Ele fez nossos irmãos, especialmente os mais pobres e marginalizados”, enfatiza o arcebispo.

Conforme o prelado “nós, cristãos, temos a obrigação de seguir as diretrizes que nos são dadas, como filho que escuta o pai e a ele obedece”. Assim, segundo Dom Eugênio, “a reflexão diante do Presépio não pode permanecer somente em nosso interior, mas nos leva a uma ação concreta, motivada pela justiça e caridade, para reduzir esse escândalo da miséria que esmaga tantos brasileiros”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas