Gaudium news > Arquidiocese de Salvador celebra amanhã o Dia dos Santos Inocentes

Arquidiocese de Salvador celebra amanhã o Dia dos Santos Inocentes

Salvador (Domingo, 27-12-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de São Salvador da Bahia vai celebrar amanhã, 28, o Dia dos Santos Inocentes, data celebrada em memória às crianças vítimas do rei Herodes quando do nascimento do menino Jesus. A celebração eucarística será presidida pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnello. A missa será na parte da manhã na Igreja Santíssima Trindade (Água dos Meninos).

A celebração do Dia dos Santos Inocentes, promovida na arquidiocese soteropolitana, foi instituída pela Igreja Católica no dia 28 de dezembro por ser uma data próxima ao nascimento de Jesus, uma vez que tudo aconteceu depois da visita dos reis magos.

A história, descrita no evangelho de Mateus e confirmada pelo Papa Pio V, marca o cumprimento de uma das mais antigas profecias revelada pelo profeta Jeremias: a de que “Raquel choraria a morte de seus filhos” quando o Messias chegasse.

Tem início quando os reis magos procuram Herodes e perguntam a ele onde poderiam encontrar o recém-nascido menino Jesus para saudá-lo. Herodes consultou, por sua vez, os sábios do reino e descobriu que o bebê teria nascido em Belém de Judá, na Palestina.

Fingindo apoiar a missão dos reis magos, Herodes informou a eles o paradeiro e pediu que, assim que encontrassem o menino Jesus, que avisassem porque ele também gostaria de adorá-lo.

Assim que visitaram Jesus na manjedoura, os reis do Oriente foram avisados por um anjo em sonho que o menino Jesus corria perigo e que deveriam voltar às suas terras. O rei Herodes, ao ver seus planos desfeitos, decretou a morte de todos os meninos com menos de dois anos nascidos em Belém e no seu território.

Neste ano, a celebração será realizada em consonância com a “Campanha Contra a Violência e Extermínio de Jovens” da Pastoral da Juventude.

No encontro, deverão ser entregues listas para coletar assinaturas dos fiéis em todas as paróquias de Salvador com o objetivo de pedir soluções pacificas contra a morte de jovens, além de políticas públicas voltadas para minimizar o problema.

A missa é promovida pelas Pastorais do Menor, da Criança, Catequética, Afro, Juventude e Infância Missionária e com outros parceiros.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas