Gaudium news > Relíquias de Dom Bosco chegam a Belo Horizonte na terça

Relíquias de Dom Bosco chegam a Belo Horizonte na terça

Belo Horizonte (Sábado, 26-12-2009, Gaudium Press) A urna com as relíquias de Dom Bosco, em peregrinação pelo país desde o dia 16 de novembro, chega à capital mineira na próxima terça-feira, 29 de dezembro. O relicário está Minas Gerais desde o último dia 19, quando chegou à cidade de São João del Rei vindo do Espírito Santo.

A urna será recebida na Paróquia São João Bosco, onde o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá uma cerimônia eucarística especial. Haverá ainda momentos de oração e grupos de dança. A urna se despede de Belo Horizonte no dia seguinte, quando parte em destino à Pará de Minas.

Desde que chegou ao Brasil, a urna passou pelos estados de Curitiba, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Até o final de fevereiro do ano que vem, quando encerra sua passagem pelo país, a urna terá visitado ainda estados da região Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

O trajeto das relíquias teve início em julho deste ano, na Itália, e faz parte da preparação do bicentenário de Dom Bosco (1815-2015). A peregrinação é realizada por cerca de 130 países onde existe a presença salesiana e deve ser concluída em Turim no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco.

Dom Bosco

Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos “Becchi”, no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.

Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, em 1869, fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.

Dom Bosco é considerado padroeiro da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas