“A paz é um dom de Deus aos homens de boa vontade”, afirma o patriarca latino de Jerusalém
Jerusalém (Sexta, 25-12-2009, Gaudium Press) Na última terça-feira, 22, o patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, enviou sua tradicional mensagem de Natal, na qual reforçou seu apelo pela paz em toda a Terra Santa. Com informações da Rádio Vaticano.
Em sua mensagem natalina, o patriarca ressaltou que os “sonhos de uma reconciliação parecem ser uma utopia”, apesar dos “louváveis esforços por parte dos políticos e homens de boa vontade”. Apesar disso, ele observa que todas as tentativas para alcançar a paz “faliram”, tanto por “parte dos palestinos como por parte dos israelenses”.
“Apesar dos louváveis esforços dos políticos e dos homens de boa vontade para encontrar uma solução para o conflito atual, cada um de nós, palestinos e israelenses, fracassamos em obter a paz”, afirmou.
Para Dom Fouad, os palestinos ainda são privados de um “Estado próprio” e “sofrem” por conta da difícil situação econômica e da separação de muitas famílias divididas pela guerra.
Por outro lado, os israelenses “vivem num grande medo que lhes impede de tomar decisões corajosas para pôr fim ao conflito”.
No entanto, o patriarca latino ressaltou que a esperança “continua viva” porque ela “é a capacidade de, em meio às dificuldades, ver Deus”.
Ao concluir sua mensagem, Dom Fouad fez uma exaltação ímportãncia da paz como dom, ao invés de valores superficiais como o dinheiro e a riqueza. “A paz é um dom de Deus aos homens de boa vontade. Devemos conquistar esse dom”, afirmou.
Deixe seu comentário