Igreja Nuestra Señora de La Merced é proclamada basílica na Argentina
San Miguel de Tucumán (Segunda, 21-12-2009, Gaudium Press) A Igreja Nuestra Señora de La Merced foi proclamada “Basílica” no último sábado (19) durante a Missa de Ação de Graças celebrada pelo núncio apostólico na Argentina, Dom Adriano Bernardini, e concelebrada pelo arcebispo de Tucumán, Dom Luis Villalba. O clero arquidiocesano também estava presente.
Dessa maneira, a arquidiocese conta agora duas Basílicas: a de Nuestra Señora del Rosario y Convento de Santo Domingo e a nova Basílica de Nuestra Señora de La Merced.
Reconhecimento que, segundo explicou Dom Villalba, destaca seu legado histórico, o arquétipo arquitetônico, como também sua confluência pastoral e a magnitude dos paroquianos que recebe.
“Queremos agradecer-lhe de coração por ter vindo. A devoção pela Virgem de La Merced nasce quando se funda Ibatín e, desde então, tem acompanhado a história do povo tucumano. Confiamos à Virgem para que o siga benzendo em sua tarefa”, disse o prelado tucumano ao núncio apostólico, Dom Bernardini.
Já Dom Bernardini se referiu durante a homilia ao desafio de manter unida a Igreja. “Se não existe comunhão e união na Igreja, não há Igreja. Se pode dar qualquer nome, mas não o de Igreja Católica”, advertiu.
O prelado também recordou que a Basílica de La Merced deverá ser “o centro espiritual da comunidade” e promover “a atitude participativa dos fiéis nos sacramentos, especialmente no da confissão para que se encontre um sacerdote que escute seus pecados. A Basílica deverá ser um verdadeiro centro de espiritualidade”.
Deixe seu comentário