Cáritas Portuguesa promove manifestação pública pela paz no mundo
Lisboa (Segunda, 21-12-2009, Gaudium Press) Por iniciativa da Cáritas Portuguesa, aconteceu, no último sábado, 19, em Lisboa, uma manifestação pública a favor da paz mundial. A iniciativa, que contou com a participação de milhares de pessoas vindas de diversas regiões de Portugal, faz parte do projeto “10 milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, promovido desde 2003 pela Cáritas. Este ano, o “10 milhões” destinou fundos também ao Fundo de Apoio aos Novos Desempregados, para ajudar as vítimas da crise financeira no país luso.
Conforme a Cáritas, a ação que vem sendo promovida há sete anos tem o objetivo de arrecadar fundos em todo o país para ajudar os cidadãos portugueses que durante o ano de 2009, devido à crise econômica mundial, perderam seus empregos e com eles as condições para subsistirem. Tal arrecadação, segundo a organização portuguesa, é feita por meio da venda de velas pelo preço simbólico de 1 euro cada.
A organização informa também que, do montante conseguido com a venda das velas, 35% serão repassados para o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados, criado este ano, e os outros 65% serão utilizados pelas 20 Cáritas Diocesanas de Portugal, em projetos nacionais com o intuito, também, de ajudar os desempregados.
Com o objetivo de apoiar iniciativa tão importante, a Cáritas Portuguesa faz um apelo a todos os portugueses, mesmo àqueles com crenças religiosas distintas, para que comprem as velas que estão sendo vendidas pela organização e as acendam neste Natal.
A ação “10 milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma iniciativa que tem origem na França e que, desde a década de 1990, vem ganhando grande destaque na Europa.
Em 2003, a Cáritas Portuguesa fez proposta às Cáritas diocesanas que a compõem para aderir à iniciativa, convite que foi aceito com entusiasmo. Desde então, as Cáritas diocesanas realizam este evento, tentando sensibilizar os portugueses para a importância dos valores da paz, da solidariedade e da reconciliação.
Deixe seu comentário