Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB) apoia iniciativa que favorece acesso de crianças hispânicas às escolas católicas no país
Washington (Sexta, 18-12-2009, Gaudium Press) O presidente do Comitê para a Educação Católica da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) e bispo auxiliar de Los Angeles, Dom Thomas J. Curry, apoiou uma iniciativa formulada pela Universidade de Notre Dame, cuja sede principal se localiza em Indiana (EUA), que propõe melhorar o acesso às escolas católicas de crianças e jovens latinos que residam no país norte-americano.
O estudo foi realizado por uma equipe da Universidade de Notre Dame sob o título “Para alentar o espírito de uma nação: famílias latinas, escolas católicas e oportunidades educativas”.
Apresentado no último dia 12 desse mês, o estudo tem como proposta alcançar que, no ano de 2020, um milhão de crianças hispânicas ingressem nas escolas católicas para duplicar, dessa forma, a porcentagem de latinos que, na atualidade, estudam em instituições da Igreja.
Segundo Dom Curry, “os estudantes hispânicos que frequentam escolas católicas costumam ir melhor que aqueles que não frequentam (…). As escolas católicas não estão atraindo um número suficiente de estudantes hispânicos”, alertou.
Por essa razão, expressou o prelado, “o estudo representa um desafio para que a Igreja possa espalhar a Palavra e pregar a Boa Nova na comunidade hispânica”.
O bispo auxiliar de Los Angeles também fez referência sobre importância das escolas católicas para os latinos dos Estados Unidos. “Como no passado, as escolas católicas são um dom para os imigrantes católicos que chegam aos Estados Unidos. Isto é algo que nos enche de alegria e que devemos celebrar”.
Segundo o último censo realizado no país, existe cerca de 42 milhões de hispânicos, o equivalente a 14,5% de toda a população estadunidense.
Deixe seu comentário