Comemorações pelos 150 anos da Congregação Salesiana terminam hoje
Turim (Sexta, 18-12-2009, Gaudium Press) As celebrações pelos 150 anos de fundação da Sociedade de São Francisco de Sales (os salesianos) se encerram hoje, em Turim, Itália. No período da tarde, o reitor-mor da Congregação Salesiana, Padre Pascual Chávez Villanueva, presidirá a Santa Missa Solene, na Basílica de Santa Maria Auxiliadora, a “Igreja mãe” da congregação. Na ocasião, os salesianos renovarão sua profissão religiosa. Amanhã, 19, no mesmo local, os Cooperadores Salesianos renovarão seus compromissos durante a Celebração Eucarística.
As celebrações foram importantes e atenderam aos pedidos do reitor-mor. Em carta escrita, em 2008, o sacerdote definiu o ano, que então, estava porvir, como um “ano de graça”, uma “caminhada espiritual e pastoral”, com o intuito de levar os filhos de Dom Bosco e, também, vários grupos da Família salesiana, a aprofundar o trabalho pela evangelização dos jovens, principalmente, pobres e abandonados.
Dia 31 de janeiro deste ano foi o início das comemorações pelos 150 anos da Sociedade de São Francisco de Sales. Desde então, diversas conferências e encontros ocorreram nas Inspetorias Salesianas ao redor do mundo. Também em comemoração aos mais de um século da congregação e ao aniversário de 200 anos de Dom Bosco, seu fundador, uma urna com as relíquias do sacerdote percorre o mundo, passando também pelo Brasil, aliás, onde ainda se encontra.
O surgimento da Congregação Salesiana remonta a 18 de dezembro de 1859, data em que Dom Bosco reuniu-se com outros religiosos e educadores que atuavam no Oratório, em Turim, para fundar a Sociedade de São Francisco de Sales. Atualmente, conforme a Rádio Vaticano, são mais de 16 mil salesianos distribuídos em mais de 120 países.
Deixe seu comentário