É esperada para sábado assinatura de Bento XVI em decreto de virtudes heroicas de João Paulo II
Cidade do Vaticano (Quinta, 17-12-2009, Gaudium Press) No próximo sábado, o Papa Bento XVI receberá Dom Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, e com oficiais do mesmo dicastério. O encontro, regular, acontece todos os anos nos meses de abril, junho e dezembro para que o Papa autorize a promulgação dos decretos das virtudes heroicas e milagres dos postulantes à beatificação. Nesta ocasião, o Santo Padre poderá avançar também no processo de beatificação de João Paulo II.
O Papa Wojtyla já possui o título de servo de Deus, que não permite o culto público, como o beato. Para a sua beatificação, faltam ainda duas assinaturas do Santo Padre. A primeira, no decreto já citado. Se Bento XVI assinar o decreto das virtudes heroicas no próximo sábado, João Paulo passar a ser considerado “Venerável”. Em 2010, no próximo encontro oficial com o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, depois das discussões sobre os milagres, o Pontífice poderá assinar o decreto restante.
Depois da promulgação do decreto das virtudes heroicas , acontecerão as discussões sobre os milagres atribuídos a Karol Wojtyla na reunião da Congregação das Causas dos Santos, a qual segue o decreto que deve ser assinado pelo Papa, em que se anuncia que há provas do milagre. Um decreto é feito depois de dois pareceres: o primeiro de dois médicos (um dos quais escolhido pelo Postulador, o outro pela Congregação do Culto); o segundo dos teólogos.
Fala-se de junho de 2010 como data prevista para sua beatificação, ainda que alguns setores da mídia e do Vaticano somente garantam que será no segundo semestre do próximo ano. O município de Roma informa que necessita de três meses para organizar logisticamente a cidade para o evento.
Deixe seu comentário