Cardeal Hummes lembra a importância da oração em carta de Natal aos sacerdotes
Cidade do Vaticano (quinta, 17-12-2009, Gaudium Press) A oração precisa ocupar “o lugar central na vida do padre”, escreve o Cardeal Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, em sua carta aos padres de todo o mundo por ocasião da chegada do Natal. “Nós todos sabemos que quando a oração diminui a fé enfraquece e o sacerdócio perde conteúdo e significado. A principal consequência disto é que o padre terá menos alegria e felicidade no seu sacerdócio diário”, afirma o cardeal.
O prefeito lembra as palavras de São João Crisóstomo: “O diabo ataca o pastor […]. De fato, se ao matar a ovelha, o rebanho é reduzido, por sua vez, ao eliminar o pastor, ele irá destruir o rebanho inteiro”. Palavras que correspondem há muitas situações contemporâneas. “Crisóstomo nos alerta que a diminuição do rebanho irá fazer e já faz o número de fiéis e de comunidades diminuir. Sem pastores nossa comunidade será destruída!”, disse Hummes.
Porque, segundo o cardeal, “sem a alimentação vital da oração o padre se torna doente, o discípulo não encontra forças para seguir o Mestre e, assim, morre de fome. Consequentemente, o rebanho se torna disperso e acaba morrendo também.
O purpurado brasileiro admite que para o padre “permanecer fiel a Cristo e fiel a comunidade, ele deve ser um homem de oração” e, para isso, “ele precisa estar fortalecido pela oração da Igreja e de cada cristão”.
O prefeito espera que as pessoas rezem “com e pelos sacerdotes neste Ano Sacerdotal e que isso seja feito com perseverança e amor”. Por esta razão, a cada primeira quinta-feira do mês, durante o Ano Sacerdotal, a Congregação para o Clero celebra a Hora Eucarística-Mariana “para e com os padres”, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, com o intuito de que muitas pessoas “apareçam alegremente para rezar”.
“Queridos Padres, o nascimento de Jesus Cristo está próximo. Eu quero expressar a vocês, do fundo do meu coração, meus melhores votos para um Natal abençoado e um Feliz Ano Novo. O menino Jesus que dorme na manjedoura nos convida a renovar este fechamento de ano com ele, para que assim ele nos envie novamente como seu evangelizador”, finaliza card. Hummes.
Deixe seu comentário