Gaudium news > Vaticano autoriza retirada de relíquias de Madre Bárbara Maix de urna em Porto Alegre

Vaticano autoriza retirada de relíquias de Madre Bárbara Maix de urna em Porto Alegre

Porto Alegre (Quinta, 17-12-2009, Gaudium Press) A Madre Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria no Brasil, que faleceu no dia 17 de março de 1876, será provavelmente beatificada em 2010. Apesar de ser de origem austríaca, teve em 1957 seus restos mortais transferidos para a Capela São Rafael, em Porto Alegre, onde atuou por muito tempo.

Para o processo de beatificação estão sendo preparadas, entre outras coisas, as relíquias da Irmã Bárbara. Para tanto, a própria Congregação para as Causas dos Santos autorizou a retirada de fragmentos ósseos da urna que contem os restos mortais da religiosa.

O ato de abertura da urna mortuária foi realizado na última quinta-feira (16), na Capela São Rafael, no centro da capital gaúcha. A cerimônia foi presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Remídio Bohn, que estava acompanhado do Cônego Luiz Melo da Silveira, da diretora geral das Irmãs do Imaculado Coração, Irmã Marlise Hendges, e da diretora do Instituto do Imaculado Coração de Maria, Irmã Maria Olinda Enzweiler.

Segundo o Cônego Luiz Melo da Silveira, chanceler do arcebispado de Porto Alegre, o arcebispo Dom Dadeus Grings recebeu a incumbência do prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Ângelo Amato, de verificar as relíquias e permitir que fossem tiradas pequenas partículas para o relicário.

Impossibilitado de participar do ato, Dom Dadeus designou dom Remídio para cumprir esse pedido e nomeou um promotor de justiça, dois médicos peritos em ortopedia, um perito em arte sacra e um notário para fazer a ata e enviar para Roma a descrição completa e sigilosa da atividade realizada.

No início da cerimônia, houve um momento de exposição e adoração do Santíssimo Sacramento. Em seguida, todos os presentes fizeram um juramento de cumprir fielmente o encargo. Somente após esse juramento começou todo o processo, que tem como objetivo examinar os restos mortais e certificar a autenticidade das relíquias Irmã Bárbara.

Para o Cônego Luiz da Silveira, esta causa é muito importante para a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração, pois, só na arquidiocese de Porto Alegre, elas são em torno de 230 irmãs. “Para as religiosas, esse ato é muito valioso, pois motiva uma reflexão sobre a vida de santidade que levou a Irmã Bárbara e serve de modelo para as demais irmãs”, ressalta.

Ele ainda destaca que a beatificação de Irmã Bárbara Maix tem um significado especial para a arquidiocese de Porto Alegre, pois a cerimônia de beatificação será realizada no ano que vem na própria capital gaúcha, ano em que é celebrado o centenário de vida da arquidiocese.
Local da Urna

A urna com os restos mortais da religiosa encontra-se na Capela São Rafael, em Porto Alegre, embutida na parede ao lado direito do altar, junto À imagem do coração de Maria. Sobre o lugar onde está a urna há uma placa de mármore e, sobreposta, há outra de bronze, trazendo o emblema da congregação: “Mais do que tudo vale a vontade de Deus”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas