Papa nomeia novo bispo para Jataí, em Goiás
Cidade do Vaticano (Quarta, 16-12-2009, Gaudium Press) Por causa de sua idade, 75 anos, Dom Aloísio Hilário de Pinho apresentou sua renúncia ao governo pastoral da diocese de Jataí, em Goiás. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Bento XVI aceitou o pedido e nomeou para seu lugar o Padre José Luís Majella Delgado, redentorista, subsecretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, no ano de 1953, Dom José Luís Majella iniciou sua formação católica nas escolas redentoristas em Aparecida. Posteriormente, cursou filosofia, na cidade de Lorena, em São Paulo, e Teologia no Instituto Teológico de São Paulo. Emitiu a profissão religiosa em 1980, na Congregação do Santíssimo Redentor, em São Paulo, recebendo a ordenação sacerdotal cerca de um ano depois.
Desde então, d. Majella exerceu diversos cargos dentro da Igreja Católica. Foi vigário paroquial na Basílica Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na diocese de São João da Boa Vista; da Paróquia Santíssima Trindade em Tietê; da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, em Minas Gerais; da Paróquia Santo Afonso, em Tijuca, no Rio de Janeiro.
O padre foi superior e reitor do Seminário Redentorista, em Minas Gerais; superior de sua Comunidade no Seminário Santa Teresinha, em Tietê, São Paulo; reitor do Seminário de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento; superior da Comunidade Alfonsianum, em São Paulo; reitor do Seminário Redentorista Santo Alfonso, em Aparecida; e auxiliar do Mestre de Noviços e Mestre de Noviços, em Tietê, São Paulo.
O novo bispo para Jataí também foi membro do Conselho Provincial da Província Redentorista de São Paulo; do Secretariado Interprovincial de Espiritualidade Redentorista; do Secretariado Provincial de Formação Redentorista de São Paulo; da Coordenação dos Mestres de Noviços Redentoristas do Cone Sul da América Latina; da Coordenação dos Religiosos do Núcleo de Itapetininga Regional de São Paulo; do Grupo de Reflexão para a Formação da Conferência dos Religiosos do Brasil, Regional São Paulo.
Além disso, ainda atuou como secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste da CNBB; e da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). Foi, ainda, assessor executivo da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, professor de Teologia Litúrgica: no Instituto de Teologia Moral, em São Paulo, e no Instituto Educacional Seminário Paulopolitano; no Instituto São Paulo de Estudos Superiores em São Paulo; e na Pontifícia Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.
Deixe seu comentário