Imprensa britânica divulga suposta data de viagem de Bento XVI ao país em 2010
Cidade do Vaticano (Terça, 15-12-2009, Gaudium Press) “Tablet”, um jornal semanal do Reino Unido, publicou ontem que a visita do Papa Bento XVI à Grã-Bretanha acontecerá de 16 a 19 de setembro de 2010. Além disso, ainda segundo o noticioso, o Papa visitaria a Escócia e concluirá sua passagem pela Grã-Bretanha presidindo a beatificação do Cardeal John Henry Newman, provavelmente no aeroporto de Conventry. Trata-se de uma visita de Estado, não uma pastoral, como a feita pelo Papa João Paulo II em 1982.
Na imprensa britânica, fala-se também sobre a possibilidade de um discurso do pontífice aos parlamentares britânicos em Westminster Central Hall, onde SãoTomás Moro foi condenado à morte em 1535 por ter tomado a defesa da Igreja e abraçado o martírio, contra a supremacia de Henrique VIII que, em seguida, separou-se da Cátedra de São Pedro, dando origem ao cisma.
Bento XVI também fará uma exceção para a celebração da beatificação do cardeal Newman, após o anúncio das mudanças introduzidas pelo próprio Papa, e presidirá a cerimônia, ao menos segundo os jornais britânicos.
Atualmente, as cerimônias de beatificação são presididas por um oficial vaticano na diocese à qual o candidato pertenceu. O cardeal John Henry Newman foi um sacerdote anglicano convertido ao catolicismo e nomeado cardeal mais tarde pelo papa Leão XIII, em 1879.
Além disso, o jornal “Tablet” apresenta os supostos nomes da delegação da Igreja católica inglesa e escocesa para a visita do Papa. Segundo o semanário, será confirmada, entre outros, a presença do mons. Andrew Summersgill, ex-secretário geral da Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales e de Dom Paul Conroy, secretário geral da escocesa, que foi ao Vaticano na semana passado para discutir justamente os aspectos da visita.
Deixe seu comentário