Gaudium news > Papa enaltece os valores cristãos do presépio no Ângelus do domingo da “alegria”

Papa enaltece os valores cristãos do presépio no Ângelus do domingo da “alegria”

Cidade do Vaticano (Segunda, 14-12-2009, Gaudium Press) A verdadeira alegria “é sentir que a nossa existência pessoal e comunitária é visitada e preenchida por um grande mistério, o mistério do Amor de Deus. Para ter felicidade precisamos não somente de coisas, mas de amor e de verdade”. Assim disse o Papa Bento XVI aos fiéis presentes na Praça de São Pedro, no começo da tarde deste domingo, para a oração do Ângelus.

O terceiro domingo do Advento é denominado pela liturgia da Igreja como “Gaudete” (Alegrai-vos!), porque começa com essa expressão, no latim, a Introdução dos ritos nesse dia, segundo as palavras do apóstolo Paulo: “Alegrai-vos! O Senhor está próximo. Não tenhais qualquer preocupação! E a paz de Deus, que está acima de toda a inteligência, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos…”

A data é dedicada ao tema da alegria para os cristãos, que se rejubilam porque Deus se fez homem para realizar a missão da salvação de toda a humanidade. A ocasião também é marcante, especialmente em Roma, porque é quando os romanos levam ao Ângelus seus filhos e filhas, todos portando “Bambinelli” – as imagens do Jesus Menino que depois são colocadas nos presépios das famílias, das escolas e das paróquias romanas – para receber a benção papal.

Com o tema da verdadeira alegria cristã, o Papa falou, em sua fala que precede a oração do Ângelus, que o “sentido e o gosto da alegria cristã, tão diferente daquela do mundo”, se encontram no Advento, tempo dado pela Igreja para ajudar neste sentido.

O Papa expressou também sua alegria por esta tradição romana dos “Bambinelli”, organizada neste domingo pelo Centro dos Oradores Romanos, ainda ser mantida nos dias de hoje. “Porém, não basta repetir um gesto tradicional, ainda que importante. É preciso procurar viver na realidade de todos os dias aquilo que o presépio representava, isto é, o Amor a Cristo, sua humildade, sua pobreza”, explicou Bento XVI.

Assim, o pontífice recorda o exemplo de Maria e José que, no sentido material, não eram afortunados, tendo tido o seu primeiro filho em meio a grandes problemas. Mesmo assim, ressalta o Santo Padre, “são plenos de íntima alegria, porque se amam, se ajudam e sobretudo estão seguros de que suas histórias servem à Obra de Deus, que se faz presente no pequeno Jesus”.

Concluída a sua fala e a recitação do Ângelus, o Papa pediu, antes de encerrar, pela alma de quatro missionários católicos que perderam suas vidas enquanto trabalhavam na disseminação da mensagem da Santa Igreja na África: p. Daniel Cizimya, p. Louis Blondel e p. Gerry Roche e a Irmã Denise Kahambu. “Foram féis testemunhas do Evangelho, que souberam anunciar com coragem, ainda que pondo em risco a própria vida”, disse o Papa, fazendo um novo apelo pela reconciliação e pela paz no continente africano.

Abordando a síntese de sua catequese em diversas línguas, o Papa disse, em espanhol:

“Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española, en particular a los Legionarios de Cristo que ayer fueron ordenados sacerdotes, acompañados de sus familiares, amigos y miembros del Regnum Christi, así como a los fieles de diversas Parroquias de Formentera, Zaragoza, Málaga y Valencia. En este tercer domingo de Adviento, y ante la presencia ya cercana del Señor Jesús, la liturgia nos invita con insistencia a la alegría. En Cristo se cumplen las palabras del profeta Sofonías a Israel: «El Señor tu Dios, en medio de ti, es un guerrero que salva. Él se goza y se complace en ti, te ama y se alegra con júbilo». Exhorto a todos, y especialmente a los nuevos presbíteros, a proseguir, apoyados en la seguridad del amor infinito de Dios manifestado en Cristo, el camino de preparación espiritual para la Navidad, y celebrar así, con gozo y fruto abundante, el nacimiento del Salvador. Feliz domingo.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas