Gaudium news > Papa é convidado à Albânia para o centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá

Papa é convidado à Albânia para o centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá

Cidade do Vaticano (Segunda, 14-12-2009, Gaudium Press) O convite para o 100º aniversário de nascimento de Madre Teresa de Calcutá, que será celebrado em agosto de 2010 na sua terra natal, a Albânia, foi o motivo da visita a Roma e ao Vaticano do primeiro ministro da República albanesa, Sali Berisha. Bento XVI o recebeu em uma audiência privada na sua biblioteca particular no Palácio Apostólico.

“Durante a conversa cordial, houve troca de opiniões sobre vários temas pertinentes à atual conjuntura internacional, com particular referência à Região dos Balcãs ocidentais”, informou o comunicado da Sala de Imprensa vaticana. Além disso, o Santo Padre e o primeiro ministro falaram também sobre os vários aspectos das relações bilaterais, cujo desenrolar, de acordo com o premiê, vem sendo recebido positivamente pelo povo albanês, e os tradicionais valores da família, patrimônio típico do povo albanês.

“É uma grande honra para mim e para o nosso povo”, afirmou Sali Berisha ao Papa ao início do encontro privado, que durou 20 minutos, sem intérpretes. O Papa e o premier falaram em italiano. No início, o primeiro ministro entregou ao pontífice uma carta com o convite para as celebrações do centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá, fundadora das Missionárias da Caridade, congregação de freiras que trabalham entre os pobres em condições muito simples.

O primeiro ministro trouxe como presente um livro de fotos de Bento XVI e João Paulo II, a tradução em albanês do livro do Papa “Jesus de Nazaré” e uma reprodução do monumento ao herói nacional Skenderbeg. O Santo Padre retribuiu o primeiro ministro com uma caneta de seu pontificado. O premier veio acompanhado de sua esposa Liri, e uma comitiva de sete pessoas, entre as quais o embaixador da Albânia junto à Santa Sé, Rrok Logu.

Após o encontro com Bento XVI, o premier Berisha encontrou o cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, Mons. Dominique Mamberti.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas