Bispos brasileiros pedem “acordo corajoso” na Conferência climática da ONU
Brasília (Sexta, 11-12-2009, Gaudium Press) Em nota emitida, ontem, os bispos participantes do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), na Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, fizeram um apelo aos líderes mundiais que participam da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a COP 15, que acontece em Copenhague, na Dinamarca.
Os bispos pediram um “acordo corajoso” com metas e necessárias na emissão de poluentes. Até porque, segundo eles, as decisões que serão tomadas pelos governantes terão impacto no futuro da humanidade e em todas as formas de vida no planeta.
Conforme a nota, os bispos esperam “que as populações mais vulneráveis afetadas pelas mudanças climáticas recebam recursos necessários para sua adaptação e o seu desenvolvimento sustentável”.
Os participantes do Consep também demonstraram preocupação com o Brasil. Eles esperam que a intenção do governo brasileiro em diminuir, até 2020, em 38% a emissão de gases que provocam aquecimento da Terra, e a redução de 80% do desmatamento da Amazônia, sejam acompanhadas por políticas nacionais coerentes, que promovam a sustentabilidade do desenvolvimento humano, especialmente das populações mais empobrecidas, e a integridade da criação.
Deixe seu comentário