Assessor da Pastoral da AIDS da CNBB toma posse no Conselho Nacional de saúde
Porto Alegre (Sexta, 11-12-2009, Gaudium Press) Frei Luiz Carlos Lunardi foi indicado como conselheiro suplente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Conselho Nacional de Saúde (CNS) no triênio 2009-2012. Ele é coordenador da Casa Fonte Colombo de Porto Alegre, que se dedica à prevenção da AIDS e o acompanhamento das pessoas que vivem com o vírus HIV, e é assessor nacional da Pastoral da AIDS.
A posse aconteceu ontem, dia 10 de dezembro, em Brasília/DF. No mesmo dia aconteceu o processo eleitoral para escolha do presidente e da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde. José Carlos de Souza, atual presidente do CNS, foi eleito para mais um mandato na presidência da entidade.
Em um primeiro momento do evento, o presidente José Carlos fez uma explanação sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo conselho. Em seguida foi realizada uma primeira avaliação, que resultou em uma carta, contendo sete pontos que são desafios para o CNS e para a consolidação do SUS nos próximos anos. Esta carta foi entregue em mãos a José Alencar, vice-presidente da República, que a levará ao presidente Lula.
Em entrevista dada por telefone, direto de Brasília, frei Lunardi se mostrou muito contente com a indicação e disse que fará parte de uma Comissão da AIDS, onde irá contribuir, aprofundar e defender os pontos que são específicos do HIV. “Pretendo ouvir as pessoas nas capacitações realizadas em todo o Brasil para ter conhecimento das realidades dos municípios e dos estados, e levar suas demandas ao Conselho Nacional de saúde”, afirma.
Ele ainda destacou a importância de fazer parte dessa entidade, pois de um modo geral todas as pastorais tem a questão da saúde como tema transversal. “Dentro do conselho você defende, pensa, planeja as questões da saúde, e assim pode auxiliar a todas as demais pastorais a terem um espaço para levar adiante seus desafios”, diz Frei Lunardi.
Para o religioso, o conselho é uma instância para pensar no conjunto da saúde, seus reflexos e necessidades de encaminhamentos, contribuindo para sua melhoria e garantindo os direitos de toda a sociedade.
Conselho Nacional da Saúde
O CNS tem por finalidade atuar na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda a sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado.
Este conselho é composto por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários, cujas decisões, quando consubstanciadas em resoluções, são homologadas pelo Ministro de Estado da Saúde.
Deixe seu comentário