Gaudium news > Papa celebra a Virgem Maria na Praça Espanha, no centro histórico de Roma

Papa celebra a Virgem Maria na Praça Espanha, no centro histórico de Roma

Roma (Terça, 08-12-2009, Gaudium Press) “A presença da Virgem Maria nos diversos lugares das nossas cidades – nas igrejas, capelas, quadros, mosaicos – nos fala de Deus, nos recorda a vitória da Graça sobre o pecado e nos induz a ter esperança mesmo nas situações mais difíceis”, afirmou hoje Bento XVI na Praça Espanha, em Roma, onde tradicionalmente o Santo Padre presta homenagem à Virgem Maria na festa da Imaculada Conceição.

A solenidade é celebrada na Igreja Católica no dia 8 de dezembro para recordar o dogma de Maria promulgado pelo Papa Pio IX. O Papa Bento XVI foi hoje à Praça Espanha, onde se encontra uma imagem da Virgem, após a oração do Ângelus com os fiéis na Praça de São Pedro.

A presença de Maria nas nossas cidades é “doce e tranqüilizadora” e nos lembra que o seu filho Jesus Cristo “venceu o mal”, disse Bento XVI, já na praça romana, debaixo de fina chuva. Segundo o Papa, a natureza das cidades, de uma maneira geral, consta em “esconder” para depois expor ao público os seus cidadãos, “sem piedade, ou com uma falsa piedade”. Porém, destaca o Papa, “há em cada homem o desejo de ser acolhido como pessoa e considerado como realidade sagrada, pedindo respeito”.

O Papa observou que todo cidadão, “para o bem e para o mal”, é um “ator”, não um espectador do seu espaço e de seu tempo. A atmosfera e as condições das cidades dependem de todos, diz Bento XVI. “A cidade é feita de rostos, mas infelizmente as dinâmicas coletivas podem fazer desaparecer a percepção da profundidade desses rostos. De forma que vivemos uma realidade supérflua, com corpos sem alma”.

Maria Imaculada, por sua vez, é Mãe de todos os homens e “nos ajuda a redescobrir e defender a profundidade das pessoas, as suas purezas, a deixar o pecado e nos abrirmos a Deus”. O Santo Padre encerrou sua homenagem à Maria pedindo que os romanos confiem nela, para que a cidade seja “mais bela, mais humana, mais cristã”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas