Gaudium news > Maria Imaculada é “a estrela” que guia todos os fiéis de Deus, disse Bento XVI no Ângelus da Imaculada Conceição

Maria Imaculada é “a estrela” que guia todos os fiéis de Deus, disse Bento XVI no Ângelus da Imaculada Conceição

Cidade do Vaticano (Terça, 08-12-2009, Gaudium Press) A Virgem Maria é a “verdadeira ‘mãe de todos os homens’, de todos que pela fé em Cristo recebem a vida eterna”, afirmou hoje Bento XVI, da janela do Palácio Apostólico, pelo Ângelus da Solenidade da Imaculada Conceição. O Santo Padre confia todos os fiéis, as famílias e as comunidades, e toda a Igreja e o mundo à Mãe de Deus, também Mãe da Igreja.

Antes do Ângelus de “uma das mais belas festas” marianas, o Pontífice explicou o significado do dogma e das leituras da solenidade, feitas em todas as igrejas no dia de hoje. Bento XVI, falando sempre sobre a Virgem Maria, lembrou que Ela é a mulher “da qual nasceu Jesus Cristo que, com o seu sacrifício, derrotou para sempre o antigo tentador”. Segundo o Santo Padre, Maria ensina a todos a serem fiéis ao Senhor.

“Maria permanece obediente à vontade do Senhor, com todo o seu ser pronuncia o ‘sim’ e se coloca plenamente à disposição do desígnio divino”. Nela, prossegue o Papa, todo cristão pode encontrar conforto porque “nas provas da vida, nas tempestades que fazem vacilar a fé e a esperança, lembramos que somos seus filhos e que as raízes da nossa existência se fundam na infinita graça de Deus”. Para o pontífice, Maria é a “estrela que nos orienta e que nos faz seguir a rota que lhe foi indicada por Cristo.”

Ao final da recitação do Ângelus, o Papa saudou os fiéis presentes na Praça de São Pedro em suas respectivas línguas. Em espanhol, disse:

“Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española presentes en esta oración mariana y a quienes se unen a ella a través de la radio y la televisión. La Iglesia celebra hoy la solemnidad de la Inmaculada Concepción de María Santísima, tan arraigada en España y en los países latinoamericanos. La Purísima, como es denominada la Virgen en la liturgia de este día, fue preservada de toda mancha de pecado para ser digna morada del Cordero Inocente, abogada de gracia y ejemplo de santidad. Que el Señor nos conceda el don, por intercesión de la “llena de gracia”, de purificarnos interiormente en este tiempo de Adviento para acoger con prontitud la venida de Cristo a nuestras vidas. Muchas gracias.”

O pontífice saudou ainda os membros da Pontifícia Academia da Imaculada, conduzida pelo cardeal Andrea Maria Deskur. Como explica seu estatuto, a Academia é “uma instituição ligada à Santa Sé para a promoção e a coordenação dos estudos que visam ao aprofundamento do dogma mariano da Imaculada Conceição, para a promoção de iniciativas pastorais inspiradas na verdade de fé.”

Após o Ângelus na Praça de São Pedro, o Papa dirigiu-se à Praça de Espanha, no centro histórico de Roma, para render homenagem diante da imagem da Virgem que remete à proclamação do dogma da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX. Com essa homenagem na praça romana, Bento XVI continua a tradição iniciada pelos seus predecessores João XXIII, Paulo VI e João Paulo II.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas