Vigário papal celebra a missa no presídio romano “Regina Coeli”
Roma (Segunda, 07-12-2009, Gaudium Press) Com “a saudação e os votos do Santo Padre” o cardeal Agostino Vallini esteve ontem no presídio “Regina Coeli” (Rainha dos Céus) em Roma, para celebrar a missa do início do Advento para os detentos. Antes de sua visita, o cardeal, que é vigário de Sua Santidade para a diocese de Roma, havia explicado que a visita neste domingo seria “um sinal de proximidade concreta aos detentos e, mais em geral, para aqueles que, na cidade de Roma, vivem situações de necessidades e de marginalização.”
Cardeal Vallini falou sobre as necessidades de se respeitar a dignidade dos presos, para que casos como o de Stefano Cucchi (italiano que foi morto no presídio), não aconteçam nunca mais. Para os detentos, afirma, se abre um novo “caminho no deserto” de suas vidas. O cardeal levou uma mensagem de solidariedade e esperança.
O presídio recebeu a visita de pontífices por três vezes. O primeiro Papa a encontrar os detentos foi João XXIII, em 1958. Depois, em 1964 foi a vez de Paulo VI. João Paulo II esteve lá em 2000, durante o grande Jubileu.
A missa presidida pelo vigário papal foi concelebrada pelos capelães do presídio, que se localiza no bairro do Trastevere, em Roma: padre Vittorio Trani, franciscano da Ordem do Frades Menores Conventuais e consultor eclesiástico da Coordenação Entes e Associações de Voluntariado Penitenciário e padre Ernesto Piacentini, também da Ordem dos Frades Menores Conventuais.
Deixe seu comentário