“É preciso evitar que o Natal perca seu significado religioso”, afirma o presidente da Conferência Episcopal Italiana
Gênova (Segunda, 07-12-2009, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), dom Angelo Bagnasco, disse, durante a apresentação do novo Anuário Diocesano de Gênova na última sexta-feira (4), que é preciso evitar que o Natal “perca seu significado religioso” e que se torne uma “festa de puro consumismo”. Com informações da Ansa.
“Devemos tentar evitar de todas as maneiras que o natal se torne uma festa pagã, perdendo o caráter religioso e cristão”, assinalou o cardeal.
Para o prelado, o mundo passa por “um momento de dificuldade de caráter econômico” e, por causa disso, é necessário “encontrar os valores que contam na vida humana, pessoal e social”.
Dom Bagnasco ressaltou também que o coração do natal cristão é o “mistério da encarnação do filho de Deus feito homem por amor aos homens” e que, dessa maneira, o natal deve ser preparado e vivido na medida em que o “coração de cada um se converte ao amor de Deus”.
O cardeal arcebispo observou, ainda, que este amor deve ser “concreto e não nominal” e que precisa se tornar uma “obra de justiça, de benevolência, de caridade evangélica”, pois, caso contrário, “o natal continuará somente uma poesia que dura um momento e então termina”.
Deixe seu comentário