Gaudium news > Às vésperas da Conferência de Copenhague, Papa pede respeito pelo meio ambiente com atenção aos pobres

Às vésperas da Conferência de Copenhague, Papa pede respeito pelo meio ambiente com atenção aos pobres

Cidade do Vaticano (Segunda, 07-12-2009, Gaudium Press) “Desejo que os trabalhos ajudem a se chegar a ações respeitosas da criação e promotoras de um desenvolvimento solidário, fundamentado na dignidade da pessoa humana e orientado para o bem comum”, disse Bento XVI, neste domingo, sobre o início das discussões da Conferência do Clima de Copenhague, a COP-15, na Dinamarca.

A manifestação do Papa foi feita após a cerimônia do Ângelus, que o Santo Padre tradicionalmente celebra ao meio-dia da janela de seu escritório no Palácio Apostólico, com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Ontem, a Igreja Católica celebrou ontem o 2º domingo do Advento.

Em sua reflexão antes da oração, o Papa comentou o Evangelho lido ontem nas igrejas. Recordando a figura de Santo Ambrósio, bispo de Milão, cuja festa celebra-se hoje, Bento XVI observou que a “Palavra de Deus é o sujeito que move a história, inspira e profetiza e, além de preparar o caminho do Messias, convoca a Igreja. O próprio Jesus é a Palavra Divina que se fez carne no ventre virginal de Maria”.

Na proximidade da solenidade da Maria Imaculada, celebrada pelos católicos no dia 8 de dezembro, o Papa lembrou que “a Igreja continuamente precisa purificar-se, porque o pecado incide sobre todos os seus membros. Na Igreja, está sempre em voga uma luta entre o deserto e o jardim, entre o pecado que se enraíza na terra e a graça que a irriga para que produza frutos abundantes de santidade”.

Após a oração, o Papa falou sobre a Conferência sobre mudanças climáticas da ONU, em Copenhague, que teve início na manhã desta segunda. “A salvaguarda da criação pede a adoção de estilos de vida sóbrios e responsáveis, sobretudo pelos pobres e pelas gerações vindouras. Neste sentido, para garantir o pleno sucesso da Conferência, convido todas as pessoas de boa vontade a respeitar as leis postas por Deus na natureza e a redescobrir a dimensão moral da vida humana”.

Ao final, ao saudar os presentes em suas respectivas línguas, disse, em espanhol: “Doy una cordial bienvenida a los fieles de lengua española que participan en esta oración del “Ángelus”. En el camino hacia la Navidad, la liturgia de hoy indica la conversión, la firme esperanza en la misericordia divina y el corazón justo como el modo de prepararnos a la venida del Jesús al mundo. Aprendamos de María a disponernos interiormente para acoger con gozo y grandeza de espíritu la Navidad. Feliz domingo.”

Em italiano, Bento XVI cumprimentou os vários representantes da Associação Nacional de Famílias Numerosas, da Itália, que este domingo ocuparam boa parta da Praça de São Pedro. As crianças tinham em mãos balões coloridos e com o slogan da Associação, “Mais crianças, mais futuro”. “Caros amigos, oro por vós, para que a Providência vos acompanhe sempre em meios às alegrias e às dificuldades, e desejo que se desenvolvam onde quer que haja políticas eficazes de apoio às famílias, especialmente aquelas com mais filhos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas