Dmitrij Medvedev pode convidar o Papa para visitar a Rússia
Cidade do Vaticano (Quinta, 03-12-2009, Gaudium Press) O presidente da Rússia, Dmitrij Anatolevic Medvedev, encontra na tarde desta quinta-feira em uma audiência particular o Papa Bento XVI. Trata-se da primeira visita de Medvedev ao Vaticano após suas eleições em março do ano passado. Antes da audiência privada, estão previstas conversas com o cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do Vaticano.
Setores no Vaticano e especialistas discutem a possibilidade de que Medvedev faça um convite oficial para que o Papa visite a Rússia, o que nunca foi feito por seu predecessor no Kremlim, Vladimir Putin. Analistas e vaticanistas argumentam que, se o mandatário russo de fato convidar o Santo Padre, será um grande passo diante da proximidade da provável visita de um pontífice romano à Rússia, como desejava João Paulo II. As relações entre as Igrejas Católica e Ortodoxa são delicadas no que tange a questões eclesiásticas e de propriedade.
Relações Diplomáticas
Durante as preparações para o encontro de Medvedev com o Papa, o Kremlin anunciou, na tarde de hoje, que elevou o status das relações diplomáticas russas com a Santa Sé. Mais tarde, a Santa Sé e o cardeal Bertone confirmaram a elevação.
O anúncio é considerado histórico. Desde 1999 a Rússia mantinha relações não-completas com o Vaticano. O país conta apenas com um representante, não um embaixador para a Santa Sé – ainda que com flexibilidade de se usar o título de embaixador para fins oficiais
Deixe seu comentário