Gaudium news > Arcebispo de Salvador irá celebrar eucaristia na Festa de Santa Luzia

Arcebispo de Salvador irá celebrar eucaristia na Festa de Santa Luzia

Salvador (Quinta, 03-12-2009, Gaudium Press) Uma missa será celebrada no próximo dia 13 de dezembro em Salvador, na Bahia, em homenagem a Santa Luzia, considerada a “protetora dos olhos”. A celebração eucarística será presidida pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, e acontecerá na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada na Cidade Baixa.

No dia da festa, em ato de devoção e fé, os fiéis vão molhar os olhos com a água da Fonte do Pilar, além de acompanhar as novenas e a missa eucarística. Na ocasião, também poderão visitar a nave do templo, uma vez que a igreja passa por um processo de restauração.

Santa Luzia

Santa Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa, na Itália, tendo recebido sólida formação cristã ao ponto de ter feito voto de virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

Nessa ocasião, sua mãe adoece gravemente e Luzia, que era devota de Santa Águeda, leva sua mãe à tumba da santa. Milagrosamente, sua mãe recupera a saúde e acaba concordando que a filha seguisse a vida que escolhera, consentindo, também, que distribuísse seu rico dote entre os pobres.

O noivo, rejeitado, vingou-se e entregou Luzia como cristã ao procônsul, que a ameaçou colocá-la no prostíbulo. Conta-se que, enquanto esteva presa, arrancaram-lhe os olhos, mas no dia seguinte estavam novamente perfeitos. Por este milagre é que ela é venerada como “protetora dos olhos”.

Santa Luzia foi morta no ano de 303 por não querer quebrar seu voto de castidade. A data em que se homenageia a santa, 13 de dezembro, é também o dia da sua morte.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas