Gaudium news > Exposição em Bogotá mostra presépio mecânico de 200 metros quadrados

Exposição em Bogotá mostra presépio mecânico de 200 metros quadrados

Bogotá (Quinta, 03-12-2009, Gaudium Press) Desde criança, o colombiano Eduardo Alfonso sonhava em construir um presépio de grandes dimensões e com vida própria. Hoje, com 63 anos e aposentado do exército colombiano, ele vê este sonho realizado. De fato, há sete anos Alfonso vem colocando em prática suas idéias. A primeira montagem do presépio de Eduardo Alfonso ocorreu na Igreja de São Francisco, na capital. Desde então, de forma ininterrupta, expõe seu presépio em diferentes regiões de Bogotá.

Neste momento, a representação do nascimento de Jesus, realizada por Alfonso, pode ser apreciada no Primeiro Festival Natalino que acontece na Plaza de los Artesanos, em Bogotá. Fica no local até 13 de janeiro de 2010.

Mecânico, o presépio construído por Alfonso dá vida às figuras bíblicas que ali são representadas, sendo este o grande chamariz de sua apresentação. São mais de 45 cenas móveis e cerca de 60 cenas estáticas. É um dos maiores presépios da Colômbia, medindo 200 metros quadrados.

A inspiração para a construção do presépio vem da cultura artesanal colombiana dos anos de 1950, que se caracterizava pelo trabalho dos oleiros e das fiandeiras e outras formas de produções artesanais da época. “Minha maior alegria e ilusão é que meus netos vejam como era a Colômbia quando eu era um garoto e não havia Internet, nem computador”, disse Alfonso em um comunicado da Secretaria Distrital de Desenvolvimento Econômico, entidade de Bogotá encarregada das atividades que se realizam na Plaza de los Artesanos.

Além de mostrar a arte manual dos anos 50, o presépio de Alfonso preza também pela criatividade, pois recria a geografia colombiana na representação do nascimento do menino Jesus. Faz isso como muito zelo. Há na sua montagem a Cordilheira Central colombiana, iniciando com o Vulcão Galeras, – que no presépio entra em erupção – os Nevados del Ruiz, Santa Isabel, Pan de Azucar y Tolima, cada um com neve e água simulando rios.

Um dos grandes atrativos é o trabalho manual empreendido pelo ex-militar colombiano na feitura do presépio. Sua preocupação com a hidráulica combinada com mecânica e com pneumática – conhecimentos adquiridos quando ele era professor da Escola Militar de Engenheiros – pode ser vista na representação do nascimento de Jesus.

Planos para o futuro? Alfonso quer continuar expondo seu presépio em cada vez mais lugares de Bogotá e em outras regiões do país. Sua meta é que as novas gerações travem contato com a Colômbia de sua infância e que o resto do mundo pare de associar a Colômbia apenas com a violência e o narcotráfico.

Texto original de Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas