Gaudium news > Presidente do episcopado chileno diz que Chile e Argentina deram exemplo ao mundo com Tratado de Paz

Presidente do episcopado chileno diz que Chile e Argentina deram exemplo ao mundo com Tratado de Paz

Santiago (Quinta, 03-12-2009, Gaudium Press) De Roma, o presidente da Conferência Episcopal do Chile, dom Alejandro Goic, manifestou esta semana sua satisfação pela comemoração no Vaticano dos 25 anos do Tratado de Paz e Amizade que evitou um possível confronto bélico entre Chile e Argentina e que teve mediação direta da Santa Sé e do então Papa João Paulo II.

Após a reunião das presidentes Michele Bachelet e Cristina Fernández com o Papa Bento XVI, o prelado destacou a grande beleza e profundidade da homenagem realizada no Vaticano para todos os delegados diplomáticos e a alguns dos envolvidos diretamente no acordo alcançado em 1984.

“Poucas vezes, creio que nunca tenha ocorrido, que dois presidentes de países irmãos tenham ratificado o que foi um grande dom, a paz. Cada uma delas, em suas manifestações, foi muito enfática na hora de assinalar que a irmandade, a integração e a mútua cooperação serão permanentes entre dois povos que, pela geografia, cultura e fé estão chamados a serem irmãos”, disse o bispo.

Da mesma forma, dom Goic rendeu uma homenagem aos trabalhos realizados pelo cardeal Silva Enríquez e pelo monsenhor Francisco Valdés, “e outros tantos bispos tanto da Argentina quanto do Chile que em seu momento fizeram todo o possível para que se consolidasse este processo de paz, que é um exemplo para o mundo”.

“Enquanto o mundo resolve seus problemas com conflitos e guerra, Chile e Argentina deram o exemplo de que com o diálogo é possível chegar a uma solução pacífica. Frente a tantas controvérsias, este é o único caminho razoável”, finalizou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas