Gaudium news > Bento XVI pede a presidentes da Argentina e do Chile a promoção da cultura da vida

Bento XVI pede a presidentes da Argentina e do Chile a promoção da cultura da vida

Cidade do Vaticano (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) “Alcançar a paz, com efeito, requere a promoção de uma autêntica cultura da vida, que respeite a dignidade do ser humano em plenitude, unida ao fortalecimento da família como célula básica da sociedade”, disse Bento XVI às presidentes do Chile e da Argentina – Michele Bachelet e Cristina Fernández de Kirchner, respectivamente – neste sábado, quando ambas as chefes de Estado foram recebidas em audiência pelo Santo Padre por ocasião do 25º aniversário do Tratado de Paz e de Amizade entre os dois países, assinado em 29 de novembro de 1984 e intermediado pelo então Papa João Paulo II.

Depois dos colóquios privados, o Santo Padre recebeu as duas presidentes em uma única audiência, na Sala Clementina do Palácio Apostólico.

“Há 25 anos podemos constatar com satisfação” – disse o Papa – “que os frutos da paz são mais uma decidida cooperação e integração, conseguidas em numerosos projetos econômicos, intercâmbios culturais e importantes obras de infraestrutura, superando desta forma preconceitos, suspeitas e reticências do passado”.

Uma contribuição deste sucesso se obteve graças à tradição católica e ao patrimônio cultural e espiritual, declarou o Papa, que destacou ainda “a história dos povos irmãos com uma vocação comum de fraternidade, de respeito e amizade”.

Para Bento XVI, ambos países enfrentam agora desafios de outra sorte. Segundo ele, esses desafios estão relacionados às “convicções morais”. O Pontífice espera que se supere a pobreza e a corrupção; que a vida e a tradicional concepção da família sejam respeitadas. Pede também pelo acesso “a uma educação de qualidade para todos, a um crescimento econômico solidário, pela consolidação da democracia, a erradicação da violência e da exploração, especialmente contra as mulheres e as crianças”.

Ao término da audiência, as duas presidentes apresentaram ao Papa as respectivas delegações que as acompanhavam na visita.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas