Gaudium news > No Ângelus, Papa diz que Cristo é a única esperança para o homem

No Ângelus, Papa diz que Cristo é a única esperança para o homem

Cidade do Vaticano (Segunda, 30-11-2009, Gaudium Press) “O mundo contemporâneo precisa, sobretudo, de esperança”, observou o Santo Padre neste domingo, no primeiro Ângelus do tempo do Advento, período que inicia um novo ano litúrgico na Igreja Católica. Além disso, por conta da proximidade do Dia Mundial da luta contra a Aids, celebrado oficialmente amanhã, Bento XVI pede que sejam multiplicados e coordenados os esforços para combater a doença.

Como em todo o domingo, o pontífice se aproximou da janela de seu escritório no Palácio apostólico para recitar a oração do Ângelus com os fiéis e os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro. Antes, porém, em sua alocução que precede a oração e falando sobre o significado do Advento e o Ano Litúrgico, o Papa focou-se no tema da esperança.

“Temos necessidade de uma esperança confiável, e esta se encontra somente em Cristo. Ele é carne como nós e rocha como Deus. Podemos, portanto, afirmar que Jesus Cristo não pertence apenas aos cristãos, ou somente aos que creem, mas a todos os homens, porque Ele, que é o centro da Fé, é também o fundamento da esperança. E da esperança, todo ser humano tem necessidade, constantemente”.

Após a oração do Ângelus, o Santo Padre lançou um novo apelo em ocasião ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado oficialmente amanhã, 1º de dezembro, para que se multipliquem e sejam coordenados “os esforços conjuntos para parar e debelar essa doença”. O Papa de forma particular assegurou a oração para os pequenos, os mais pobres e para todos os refugiados. “A Igreja não para de esforçar-se no combate à Aids”, afirmou o Papa.

Ao final das saudações em várias línguas, como de praxe ao final do Ângelus, o Papa cumprimentou em italiano os participantes da marcha “Amor ao crucifixo”, promovida pelo Movimento do Amor Familiar “para manifestar profundo amor á cruz, reconhecendo seu valor religioso, histórico e cultural”. A marcha partiu de manhã da praça da Igreja Nova em Roma (na parte histórica da cidade) e chegou na Praça de São Pedro por volta do meio-dia para o “Ângelus”. A iniciativa era um protesto pela decisão da corte europeia de Estrasburgo de proibir a exposição da cruz em salas de aula italianas.

Aos fiéis de língua espanhola, o Papa disse:

“Saludo cordialmente a los peregrinos de lengua española que participan en esta oración mariana, así como a quienes se unen a ella a través de la radio y la televisión. Al comenzar el Adviento, invito a todos a avivar el deseo de salir al encuentro de Cristo, que viene, intensificando la oración, participando frecuentemente en la Eucaristía y dando un testimonio elocuente de caridad. Que a ello os ayude la intercesión de la Virgen Santísima, a cuyas manos de Madre encomendamos el compromiso por la paz y la justicia entre los pueblos. Feliz Domingo.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas