Gaudium news > Vaticano publica programa da visita das presidentes do Chile e da Argentina ao Papa

Vaticano publica programa da visita das presidentes do Chile e da Argentina ao Papa

Cidade do Vaticano (Sexta, 27-11-2009, Gaudium Press) Conversas privadas e audiência conjunta, visitas às grutas vaticanas e encontro com o cardeal Tarciso Bertone, secretário de estado do Vaticano, são algumas das etapas da visita que Michele Bachelet, presidente do Chile, e Cristina Fernández de Kirchner, da Argentina, farão neste sábado ao Papa Bento XVI. A visita acontece por conta do 25° aniversário da assinatura do Tratado de paz e amizade entre os dois países, que foi fomentado pelo Vaticano por meio de João Paulo II.

A visita começará às 10h45 com a chegada das presidentes à Praça de São Pedro, onde serão acompanhadas até o Cortile San Damaso. Ali, por volta das 10h50, acontecerá uma cerimônia de boas-vindas pelo prefeito da Casa Pontifícia, com apresentação dos Gentiliuomini da Sua Santidade – pessoas de nobres famílias romanas que auxiliam no Palácio Apostólico durante visitas de chefes de estado.

Às 11 horas estão previstos os colóquios privados de 20 minutos de Bento XVI com a presidente Cristina Fernández, primeiramente. Enquanto isso, a mandatária chilena é recebida pelo cardeal Tarciso Bertone. Após a audiência da presidente argentina com o Santo Padre e da presidente chilena com o secretário de Estado, invertem-se as audiências.

Após encerradas as conversas particulares, haverá uma audiência conjunta do Papa com as duas presidentes e suas respectivas delegações, ocasião em que Bento XVI fará um discurso. Ao final dessa audiência, serão trocados os presentes, como de hábito. Depois, Michele e Cristina partem com suas comitivas às grutas vaticanas para orar e dispor duas coroas de flores sobre a tumba do Papa João Paulo II e a uma visita aos Jardins Vaticanos.

A visita será concluída com o encontro do cardeal Tarciso Bertone na Casina Pio IV, na Sala das Conferências. Ali o cardeal e as duas presidentes discursarão. Ao final, está previsto o descerramento da placa comemorativa da assinatura do Tratado de Paz e amizade, e um almoço.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas