Termina V Encontro Latinoamericano e Caribenho da Pastoral da Saúde no Panamá
Cidade do Panamá (Sexta, 27-11-2009, Gaudium Press) Terminou ontem, na arquidiocese do Panamá, o V Encontro Latinoamericano e Caribenho da Pastoral da Saúde que teve início no dia 23 de novembro, organizado pelo departamento de Justiça e Solidariedade (DEJUSOL) do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam). Com informação da Rádio Vaticano.
O encontro teve como objetivo, além de compartilhar experiências entre as pastorais de saúde, atualizar o projeto que será o novo Guia da Pastoral da Saúde, que será atualizará de acordo com o documento de Aparecida e os novos documentos do magistério da Igreja no contexto da Missão Continental.
Entre os presentes no encontro estavam 18 dos 22 responsáveis da Pastoral da Saúde das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, como Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Peru, República Dominicana, entre outros países.
A abertura do evento foi realizada pelo responsável da seção de Pastoral Social da Celam e bispo do Valle de Chaco, no México, dom Luis Artemio Flores Calzada, que disse que “esse novo guia nos dá a oportunidade de unificar critérios, diretrizes e linguagem” ao levar em consideração a Pastoral da Saúde em suas “dimensões solidária, comunitária e político-institucional”, assinalou.
O prelado ressaltou a importância da atenção aos enfermos ao observar que “o mandato de Jesus a seus discípulos e a Igreja como continuadora de sua obra” inclui uma “atenção preferencial aos enfermos e afligidos”. “O poder de curar, de restabelecer a saúde é um carisma e um ministério dentro da comunidade e é um signo da proclamação da Boa Nova da vida e salvação em Cristo”, continuou o prelado em seu discurso.
O bispo mexicano também falou sobre a necessidade de descobrir e contemplar o rosto de Cristo nos enfermos a quem se referiu como as “catedrais do encontro com Deus” na sociedade.
No evento também participaram dom Luis Teodorico Stockler, presidente da Pastoral de Saúde da Argentina, e dom Sebastián Ramis, presidente da Pastoral da Saúde do Peru.
Com a conclusão do encontro, se pretende elaborar e publicar a nova Guia da Pastoral da Saúde, de forma que seja um instrumento eficaz não apenas no serviço de atendimento aos enfermos, mas também às famílias dos mesmos e às pessoas que têm responsabilidade no cuidado e bem-estar deles.
Deixe seu comentário