Cidade de Itajaí (SC) recebe as relíquias de Dom Bosco
Itajaí (Quinta, 26-11-2009, Gaudium Press) A Paróquia São João Bosco e o Colégio Salesiano, em Itajaí, no estado de Santa Catarina, receberam nos dias 22 e 23 de novembro, a urna com as relíquias de Dom Bosco, que está visitando as várias nações em que os Salesianos estão presentes. A solenidade faz parte do início das comemorações pelo bicentenário de nascimento do Santo, que ocorrerá em 2015, e pelos 150 anos de fundação da Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos).
A urna contém uma relíquia de Dom Bosco e pesa um total de 530 quilos. Durante todo o tempo em que permaneceu na Paróquia, houve ampla programação envolvendo a comunidade, com horários específicos para a visitação e para celebrações.
O roteiro iniciou no domingo (22) às 8h30, com a recepção no Posto Santa Rosa, na
BR-101, percorrendo as ruas da cidade até a Paróquia Dom Bosco. Lá, a urna foi recepcionada às 9h, seguindo-se a celebração de acolhida com as crianças do Parque Dom Bosco e Lar Padre Jacó. Às 15h ocorreu a celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Krieger, com a presença das comunidades pertencentes à Paróquia.
Na segunda-feira (23), a partir das 9h, a urna seguiu para o Colégio Salesiano, onde foi realizada uma programação com celebrações envolvendo os alunos e professores, e espaço para a visitação pública. Às 22h, foi realizada uma vigília animada pela Articulação Juventude Salesiana (AJS) e pela Associação de Pais e Mestres (APM).
A urna veio do Paraná e passou por várias cidades de Santa Catarina até chegar a Itajaí. Agora continuará sua peregrinação até o Rio Grande do Sul.
A urna
A urna é feita em alumínio, bronze e cristal. A base representa uma ponte sustentada por quatro pilares sobre os quais se leem as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. Os pilares são decorados para os lados da urna com quadrângulos mostrando semblantes de jovens dos cinco continentes. Completa a decoração o brasão da Congregação Salesiana, que neste ano celebra o 150º aniversário de fundação, e o lema carismático que adotou o próprio Dom Bosco – “Da mihi animas, cetera tolle”, que significa “Dá-me almas e tira as outras coisas”.
Após 150 anos de fundação, a Congregação Salesiana está presente em 129 nações e conta com 16.092 salesianos: 10.669 presbíteros, 2.025 irmãos coadjutores, 2.765 seminaristas, 515 noviços e 118 bispos, entre eles 05 cardeais. Na arquidiocese de Florianópolis, a congregação está presente na Paróquia e Parque Dom Bosco, e no Colégio Salesiano, em Itajaí.
Deixe seu comentário