Presidentes do Chile e da Argentina visitam o Papa no próximo sábado
Santiago (Quinta, 26-11-2009, Gaudium Press) Depois de adiantar sua viagem em 24 horas, a presidente do Chile, Michele Bachelet, deve sair hoje, às 23h30, do Chile com destino à Europa, onde visitará o Vaticano e participará da 19ª Cúpula Ibero-Americana de líderes de Estados e de Governo, que será realizada em Estoril, Portugal, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.
Fontes do governo informaram que a alteração não irá produzir mudanças no itinerário da presidente que, no próximo sábado (28), vai chegar a Cidade do Vaticano onde, junto da presidente da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, vai se reunir com o Papa Bento XVI.
O objetivo da audiência é recordar os 25 anos da assinatura do Tratado de Paz e Amizade de 1984 que pôs fim a disputa entre os dois países. A mediação foi realizada pelo Papa João Paulo II que, na época, afastou o perigo de uma guerra entre os dois países que disputavam a soberania do Canal de Beagle, no extremo sul do continente.
Na Casina Pio IV, vila localizada na Cidade do Vaticano, ambas as chefes de Estado descerrarão uma placa comemorativa em homenagem às principais negociações diplomáticas que aconteceram naquela sala no marco da disputa marítima e o destacado trabalho realizado por João Paulo II.
O ministro das Relações Exteriores do Chile, chanceler Mariano Fernández, disse que essa visita acontece em um período onde as relações bilaterais passam por um grande momento, uma vez que Chile e a Argentina assinaram, no dia 30 de setembro desse ano, o Tratado de Maipú de Integração e Cooperação.
Ele acrescentou que, embora a visita seja simbólica, também serão considerados alguns encontro privados com o Santo Padre e com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone.
Deixe seu comentário