Gaudium news > Comissão Teológica Internacional celebra 40 anos de criação

Comissão Teológica Internacional celebra 40 anos de criação

Cidade do Vaticano (Quinta, 26-11-2009, Gaudium Press) A Comissão Teológica Internacional completa este ano 40 anos de criação. À luz desse aniversário, será realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro junto ao “Domus Sanctae Marthae”, no Vaticano, a primeira sessão plenária anual do novo quinquênio.

Entre os membros internacionais da Comissão estão três teólogos latinoamericanos: Pe. Geraldo Luis Borges Hackmann, docente de teologia sistemática na Universidade de Porto Alegre, Pe. Antonio Castellano, chileno, docente de teologia sistemática na Pontifícia Universidade Salesiana, de Roma, e Pe. Guillermo Zuleta, também docente de teologia sistemática, na Universidade de Medellín, na Colômbia.

A Sessão Plenária será presidida pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Levada, sob a direção do Pe. Charles Morerod, secretário-geral.

“Entre os temas que o cardeal presidente pediu aos membros que levassem em consideração durante a Plenária está a importante questão da metodologia teológica, sobre a qual já se havia refletido durante o quinquênio precedente”, diz comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé sobre a Plenária.

Os participantes deverão participar ainda de uma celebração eucarística presidida pelo Papa Bento XVI no Palácio Apostólico.

A Comissão

A Comissão Teológica Internacional é composta por teólogos de diferentes escolas e nações, especialistas em ciências e fiéis ao Magistério da Igreja. O número de integrantes não passa de 30, e todos são escolhidos pelo Papa “ad quinquennium” após proposta do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e consultas com as conferências episcopais.

A Comissão se reúne em assembleia plenária ao menos uma vez ao ano, mas pode desenvolver suas atividades também por meio de subcomissões, o que é mais frequente. Os resultados dos estudos e das discussões são submetidos ao Santo Padre e entregues para a Congregação para a Doutrina da Fé.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas