Arquidiocese de Belo Horizonte comemora 30 anos de sua Comissão Pastoral de Direitos Humanos
Belo Horizonte (Quinta, 26-11-2009, Gaudium Press) A Comissão Pastoral de Direitos Humanos (CPDH) da arquidiocese de Belo Horizonte irá celebrar, no próximo dia 10 de dezembro, seus 30 anos de atividade pastoral na sede do Vicariato de Ação Social e Política, em Belo Horizonte. Na ocasião, também será recordado os 61 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, promulgada no dia 10 de dezembro de 1948.
A programação prevê o início da celebração às 16h com apresentação de corais na sede do Vicariato e, após isso, ocorrerá a celebração eucarística presidida pelo assessor teológico da Comissão Pastoral de Direitos Humanos, padre Jaldemir Vitório, de São João Del Rei, município mineiro localizado na Serra da Mantiqueira.
Durante a celebração, alguns membros das comunidades assistidas pela CPDH e dos bairros de Piratininga e de Ribeirão Das Neves, assim como familiares de presos, participarão da procissão de ofertório.
Ao final de celebração, agentes das demais pastorais sociais da arquidiocese belorizontina, como os membros da Pastoral Carcerária, darão seus testemunhos durante a festividade. Às 18h, todos se reúnem para a confraternização final.
Comissão Pastoral de Direitos Humanos
Criada em 1979, a CPDH organiza um trabalho voltado à construção e à defesa da cidadania. Conta com o auxílio de uma rede de voluntários e colaboradores que agem em ações e políticas de proteção e promoção dos direitos humanos.
Ao longo de seus 30 anos de existência, a CPDH se constituiu como uma das principais entidades de defesa, proteção e promoção dos direitos humanos em Minas Gerais. Sua atuação iniciou-se na luta contra a ditadura e no acolhimento de familiares vítimas da violência.
Deixe seu comentário