Gaudium news > Em Porto Alegre, seminário mostra riqueza do trabalho social da Igreja do Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, seminário mostra riqueza do trabalho social da Igreja do Rio Grande do Sul

Porto Alegre (Terça, 24-11-2009, Gaudium Press) No Rio Grande do Sul, agentes e coordenadores de centenas de obras sociais participaram no último domingo, no Colégio Sevigné, do Seminário Cem Anos de Solidariedade. O evento integra o calendário de celebrações do centenário da arquidiocese de Porto Alegre.

Durante o Seminário, foi lançada a pesquisa sobre o Impacto da Ação Social da Igreja na arquidiocese gaúcha. O levantamento pretende medir a abrangência dos projetos sociais realizados por paróquias, congregações religiosas, diaconias e entidades civis ligadas à igreja.

O estudo vai verificar o número de organizações católicas e a quantidade de pessoas envolvidas nesse trabalho. Também será medido o tamanho do público beneficiado e a quantidade de recursos investidos nessas ações. A coordenação da pesquisa é da Comissão dos Cem Anos de Solidariedade e com suporte da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

A fase da coleta de dados iniciou nesta semana e prosseguirá até o dia 31 de janeiro. O levantamento das informações será realizado em todas as paróquias, congregações religiosas, diaconias e obras sociais. O cronograma prevê que até o final do mês de maio de 2010 os dados estejam tabulados e prontos para publicação.

O seminário, segundo o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, foi um rico momento de aprofundamento da prática social cristã e exposição de experiências e projetos executados pelos diversos segmentos da igreja que trabalham na área social.

No primeiro painel, cinco projetos de gestão e execução de assistência social mostraram a diversidade e a riqueza do trabalho social da igreja. Houve também a apresentação de um grupo de crianças do projeto da Obra Social Henrique de Osso, realizado no Morro Santa Tereza.

O evento serviu para reforçar o sentido de unidade do trabalho da Igreja. Ao participar do segundo painel, dom Dadeus disse que a ação misericordiosa é a riqueza da igreja, “porque é dando que se recebe”. Ele conclamou as entidades e agentes que participaram do seminário a preparar as pessoas assistidas a serem protagonistas de uma ação social solidária.

“Não basta que a gente auxilie os pobres. Nossa ação também precisa ser educativa. Preparando as pessoas para que sejam atores da caridade. Fazemos muita coisa, porque temos a obrigação de estar disponíveis para os outros. Nossa fé é a razão de nossa dedicação”, afirmou o bispo.

Durante o seminário foi lançada também a preparação da Expofeira dos Cem Anos de Solidariedade, que será realizada de 2 a 6 de junho de 2010, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas