Coroação pontifícia de Nossa Senhora de Sumampa reúne 40 mil pessoas na Argentina
Santiago del Estero (Terça, 24-11-2009, Gaudium Press) Uma multidão estimada em 40 mil pessoas participou, no último sábado (21), da celebração eucarística de coroação pontifícia da estátua de Nossa Senhora da Consolação de Sumampa, na província de Santiago del Estero, na Argentina. O encontro aconteceu no santuário Histórico Nacional, localizado a cinco quilômetros da cidade de Sumampa.
A eucaristia foi presidida pelo núncio apostólico no país, dom Adriano Bernardini, e concelebrada pelo bispo de Santiago del Estero, dom Francisco Polti e pelo bispo auxiliar, dom Ariel Torrado Mosconi. Também estavam presentes na cerimônia o governador de Santiago del Estero, Gerardo Zamora, e o prefeito local, Luis Antonio Galván, entre outras autoridades.
Após a bênção das duas coroas, que foram feitas com material doado pela comunidade sumampeña, foi coroado o primeiro filho e, em seguida, à Virgem em meio à multidão que saudou com panos e bandeiras erguidas aquele momento histórico.
Uma vez coroada as duas imagens, os devotos cantaram uma serenata em homenagem à Virgem e marcharam, iluminando o caminho com tochas e jogando pétalas de rosa até chegar a um altar onde a imagem permaneceu até ontem, data da festa padroeira e da procissão.
Em sua homilia, dom Bernardini ressaltou a humildade de Maria, que “é simplesmente uma mulher que se confunde com todas as outras mulheres, uma mãe que não se distingue entre as outras mães. Jamais se coloca em primeiro plano, não tem nenhuma pretensão de atrair a atenção para si. Ela desaparece totalmente e felizmente no Filho”, afirmou.
O núncio apostólico na Argentina lamentou, ainda, o fato de que, hoje, “Deus se torna supérfluo”, atitude que, advertiu ele, “pode ajudar a acumular dinheiro, combinando negócios vantajosos, fazendo carreira, tendo êxito, mas é um obstáculo aos seus mandamentos e suas proibidas antiguidades espalhadas pelas ruas dos nossos interesses e prazeres egoístas”.
A importância do evento
A coroa colocada à Virgem foi abençoada pelo Papa Bento XVI, no marco da visita “Ad Limina” que os bispos de Santiago del Estero, dom Francisco Polti, e o auxiliar, dom Ariel Torrado Mosconi, fizeram em maio de 2007.
Quando a notícia da decisão do Papa de conceder a coroação papal à imagem mariana foi anunciada, o bispo de Santiago afirmou que “com este dom se cumpre um querido e adorado desejo de gerações de comprovincianos de ver coroada a Virgem da Consolação de Sumampa, que desde 1630 fixou sua morada em terras santiaguenas.
A imagem de Nossa Senhora da Consolação é um das duas enviadas pelo Brasil desde o século XVII para o proprietário Farias de Saa, que vivia na área Sumampa. A outra imagem é que estava em Luján, onde a tradição diz que a Virgem religiosa “queria ficar”.
Por essa coincidência religiosa, o arcebispo emérito de Mercedes-Luján, dom Ruben Di Monte, trouxe para o santuário uma réplica exata da Virgem de Luján, para compartilhar com a Virgem de Sumampa, “dado que a história se une com muitas características em comum”.
Virgem de Sumampa
Em circunstâncias interpretadas como “milagrosas”, a imagem brasileira Sumampa chegou em 1630 a Sumampa em uma mula que havia se desgarrado da caravana da qual fazia parte em Córdoba.
Desde 1984, a Virgem de Sumampa é a padroeira da província de Santiago del Estero. É também protetora dos fazendeiros, das escolas e dos cadetes da polícia.
Deixe seu comentário