Gaudium news > O amor e a vida eterna são as verdadeiras aspirações do homem, diz o Papa no Angelus

O amor e a vida eterna são as verdadeiras aspirações do homem, diz o Papa no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda, 23-11-2009, Gaudium Press) “Escolher Cristo não garante o sucesso segundo os critérios do mundo, mas assegura aquela paz e aquela alegria que só Ele pode dar”, afirmou o Papa aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a tradicional oração mariana de meio-dia, o Ângelus, neste domingo. A fala do pontífice foi dedicada à Festa de Cristo Rei, celebrada ontem pela Igreja Católica. Com esta festa, termina o ano litúrgico e, a partir do próximo domingo, se inicia o novo com o primeiro do Advento.

Antes de rezar o Ângelus, o Santo Padre explicou que o poder régio de Jesus não é terreno como aquele dos reis e dos grandes deste mundo. “Mas é reino da vida eterna, de libertação do mal, de combate ao domínio da morte, do Amor e do respeito da nossa liberdade. Porque o seu Reino não está construído sobre o poder deste mundo, mas vem a nós quando aceitamos a presença de Deus nas nossas vidas e vivemos na sua luz”.

“A Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, nos lembra que a meta das aspirações do homem não é o reino terreno da violência, do dinheiro ou dos prazeres mundanos, mas o Reino de Deus: de verdade e de vida, de santidade e de graça. De justiça, de amor e de paz.”

Bento XVI falou ainda sobre a cerimônia de beatificação de Irmã Marie-Alphonsine Danil Ghattas, árabe nascida em Jerusalém em 1843, em uma família cristã de dezenove filhos, fundadora de uma congregação com “o objetivo do ensinamento religioso, para vencer o analfabetismo e elevar as condições de vida da mulher daquele tempo na terra onde o próprio Jesus exaltou sua dignidade”. A cerimônia aconteceu na semana passada em Nazaré, em Israel.

Por conta da memória da Apresentação da Beata Virgem Maria no Templo, o Santo Padre agradeceu às irmãs de clausura presentes no “pequeno Mosteiro no Vaticano: Clarissas, Carmelitas, Beneditinas e, há pouco, Visitandinas” pelas suas orações, “muito preciosas para meu ministério”, concluiu o Papa.

Entre as tradicionais saudações nas diversas línguas, o Papa disse, em espanhol:

“Saludo con afecto a los peregrinos de lengua española, en particular a los fieles de las parroquias de Santo Tomás Apóstol y Santo Domingo Savio, de Valencia. Con la Festividad de Jesucristo, Rey del Universo, concluimos el Año Litúrgico, ensalzando una vez más el señorío de Cristo. Él es “el Alfa y Omega, el que es, el que era y el que viene, el Todopoderoso”, como escuchamos este domingo en la lectura del libro del Apocalipsis. Os invito a que, a imitación de la Virgen María, “la esclava del Señor”, sirváis continuamente a Dios y a los hermanos y, junto con toda la Creación, glorifiquéis con vuestras vidas al Rey del Universo. Muchas gracias y feliz domingo.”

Devido ao tempo bom que fazia em Roma, estiveram presentes ao Ângelus inúmeros fiéis. Entre eles, disnguia-se também a bandeira brasileira. Apesar de o próximo domingo ser o Primeiro do Advento, tempo de preparação espiritual para o Natal, os trabalhos do tradicional presépio ainda estavam em andamento.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas