Maringá espera cerca de 3 mil catequistas no encerramento do Ano Catequético
Sarandi (Sábado, 21-11-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Maringá, no Paraná, promove amanhã, 22, no município de Sarandi, o encerramento oficial do Ano Catequético, que teve início no dia 19 de abril deste ano, com intuito de dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado.
Segundo o assessor da Pastoral Catequética da Arquidiocese de Maringá, Pe. Edinei José Rigolin, o objetivo do evento é basicamente celebrar este acontecimento da Igreja Católica, mostrando assim o quanto é importante o catequista para o processo permanente de educação da fé.
Ele recorda também que a Igreja, ao celebrar 50 anos do primeiro Ano Catequético, quer dar continuidade e dinamismo ao movimento catequético e fazer com que todas as dioceses, paróquias e comunidades sejam, de fato, comunidades catequizadoras, cuja centralidade é a formação para o discipulado. “Sem o impulso da catequese não há como formar discípulos missionários”, afirma.
O evento, destinado a todos os catequistas da diocese de Maringá, tanto de crianças, de adolescentes e de adultos, é aberto também para os demais interessados que queiram celebrar essa data oficial para todo o Brasil. Segundo o religioso, a estimativa de público é de três mil pessoas.
O encontro está previsto para começar às 13h30, com a acolhida a todos os participantes. Em seguida, às 14h30, será realizada uma síntese da 3ª Semana Brasileira de Catequese, que aconteceu em Itaici de 06 a 11 de outubro. Às 15h haverá um momento de apresentações teatrais e de danças. A celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, acontecerá ás 16h. O encerramento do evento se dará às 17h30 com a entrega das Bíblias para os catequistas, confeccionadas especialmente para esta ocasião.
“Esta iniciativa é de suma importância, pois através dela entramos em comunhão com toda a Igreja presente nesta diocese de Maringá. Um momento de celebrarmos juntos e assim sentirmos a força que os catequistas possuem”, finaliza Pe. Edinei.
O encontro será realizado no Ginásio de Esportes Trancredo Neves, no município de Sarandi, no Paraná. Mais informações pelo telefone (44) 3227-1706.
Ano Catequético
O Ano Catequético Nacional foi aprovado na 44ª Assembleia Geral dos Bispos em 2006. Esta iniciativa, com aprovação unânime, é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando à catequese, como expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese (DNC 2002 a 2005), e também na V Conferência de Aparecida.
Deixe seu comentário