Arquidiocese de Uberaba realizará seu 1º Congresso de Catequese
Uberaba (Sexta, 20-11-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Uberaba, cidade de Minas Gerais, vai promover amanhã e domingo (dias 21 e 22) o 1º Congresso Arquidiocesano de Catequese. O objetivo do encontro é discutir e adotar maneiras atraentes à catequização das pessoas. As informações são do Jornal da Manhã.
De acordo com o assessor da Catequese em Uberaba, padre Rogério Consentino de Aguiar, a ideia do evento é fazer “arder” o coração dos catequistas da diocese e motivá-los à formação de novos missionários. O religioso também ressalta que a intenção é encontrar novas e atualizadas maneiras de catequizar para que, assim, as pessoas se sintam convidadas pelo chamado missionário.
O congresso começa às 13h do sábado com três oficinas, que trabalharão os seguintes temas: no tema Ressurreição, o diácono Fabiano Roberto falará sobre o “Saber Fazer” na Catequese; na Adoração, a coordenadora da Catequese em Uberlândia, Gabriela Ferreira, irá dissertar sobre o “O Ser Catequista”, e o padre Márcio André, no Santuário de Nossa Senhora do Abadia, irá enfocar o tema “Cristo – Um mestre que sabe empolgar seus discípulos”.
No mesmo dia, a partir das 20h, no colégio Marista, vai acontecer a chamada “Noite Cultural” com apresentação de diversas bandas regionais. São esperados cerca 120 catequistas por oficinas.
O congresso continua no domingo com uma palestra às 9h no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores, realizada pelo assessor espiritual da Catequese em Uberlândia, padre Flávio, que falará de “Catequese caminho para o discipulado”. Em seguida, o diácono Fabiano Roberto junto à coordenadora da CAC em Uberaba, Helena Silva Alves, vão oferecer detalhes da Semana Brasileira de Catequese realizada recentemente em Brasília, capital federal.
No encerramento, haverá uma Caminhada Mariana até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, quando, por volta das 15h, o arcebispo de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann, presidirá a missa em Ação de graças aos catequistas da arquidiocese da cidade.
A celebração pretende reunir mais de 80 padres arquidiocesanos.
Deixe seu comentário