Relíquias de Dom Bosco permanecem até hoje em Curitiba
Curitiba (Quinta, 19-11-2009, Gaudium Press) Uma recepção com cantos, orações, fogos de artifício e bandeirinhas ao som da Banda da Polícia Militar marcou nesta quarta-feira (18) a chegada da urna com as relíquias de Dom Bosco na cidade de Curitiba, no Paraná. A réplica do corpo incorrupto do santo, conhecido como o apóstolo da juventude, permanecerá na cidade até hoje (19).
A volta ao mundo ocorre nos 132 países onde existe a presença dos cerca de 16 mil salesianos, que fazem parte da congregação que tem como patrono São Francisco de Sales. A instituição fundada por Dom Bosco inclui ainda escolas, faculdades e diversas obras sociais.
O objetivo da peregrinação mundial é comemorar os 150 anos da Família Salesiana e o bicentenário do nascimento do santo. O início dessa verdadeira peregrinação global foi no último mês de abril, quando a réplica partiu de Turim, na Itália, com destino a Argentina. De lá passou pelo Uruguai e Paraguai, e desde o dia 16 de novembro está no Brasil, começando a visita por Guarapuava e Ponta Grossa, e em seguida na capital Curitiba, todas cidades do Paraná.
A programação da visita, nesta quinta-feira, teve início às 8h com uma carreata saída da paróquia Menino Jesus de Praga até a paróquia São Cristóvão. Às 15h haverá uma celebração eucarística, presidida por Dom Moacyr Vitti, arcebispo metropolitano de Curitiba. O encerramento do evento se dará com uma vigília juvenil, às 22h.
Depois da acolhida em Curitiba, a urna seguirá para Santa Catarina e percorrerá mais seis estados brasileiros. Até 2014 a peregrinação seguirá por diversos países.
A urna contém uma escultura do santo, uma réplica do seu corpo incorrupto que repousa na Basílica Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália. Também está no relicário a mão direita e o antebraço de Dom Bosco.
Deixe seu comentário