Termina na próxima sexta a 98ª Assembleia Plenária dos bispos chilenos
Chile (Quarta, 18-11-2009, Gaudium Press) Teve início na segunda e se estenderá até sexta-feira (20), a 98ª Assembleia Plenária dos bispos chilenos, em Punta de Tralca, no Chile, que vai abordar, entre outros pontos, o desenvolvimento da Missão Continental de modo particular neste Ano do Bicentenário, evento que acontecerá no dia 18 de setembro de 2010 e celebrará os 200 anos de independência do país. A missa inaugural foi celebrada pelo núncio apostólico no país, dom Giuseppe Pinto.
Ao término da eucaristia, em conversa com a imprensa, o presidente da Conferência Episcopal Chilena, dom Alejandro Goic Karmelic, disse que os temas que norteiam a Assembleia Plenária estão voltados à realidade pastoral, à Missão Continental e ao bicentenário da independência do país.
“Também vamos dar graças a Deus pelos 25 anos da paz alcançada com a Argentina e que terá sua expressão máxima no Vaticano, quando ambas presidentes (Michelle Bachelet, do Chile, e Cristina Fernández Kirchner, da Argentina), diante do Papa Bento XVI, agradecerão a Deus por este dom inestimável da paz”, afirmou dom Goic.
A Assembleia, que conta com quase todos os bispos chilenos em exercício, discute, entre outros temas, o desafio por toda a Igreja de um estado permanente de Missão Continental, que surge desde a V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano e caribenho (Aparecida, 2007) e que convida as comunidades a sair de seus templos e paróquias para ir ao encontro das pessoas, em suas histórias e contextos, comunicando a alegria do encontro com Cristo.
No decorrer da Assembleia, os bispos chilenos vão discutir a experiência deste processo em âmbito nacional e diocesano, e refletir sobre a contribuição que a Igreja, desde o seu impulso de renovação, oferece à sociedade chilena para comemorar o bicentenário da nação.
Na sexta-feira (20), às 11h, os bispos divulgarão uma Declaração Pública na qual abordarão os principais temas de interesse nacional.
A 98ª Assembleia Plenária será encerrada com uma missa celebrada pelo núncio apostólico na Grã-Bretanha, dom Faustino Sainz Muñoz, que apoiou o cardeal Antonio Samore no processo de mediação pontifícia entre o Chile e Argentina pela disputa de territórios marítimos.
Dom Sainz se encontra no Chile por ocasião do 25º aniversário da assinatura do Tratado de Paz e Amizade entre as duas nações.
Deixe seu comentário