Paróquia de Campo Grande (MS) celebrará festa de Nossa Senhora da Saúde
Campo Grande (Terça, 17-11-2009, Gaudium Press) No próximo sábado, dia 21, os fiéis da capela de Nossa Senhora da Saúde, da Paróquia de São Judas Tadeu, pertencente à arquidiocese de Campo Grande (capital do estado do mato Grosso) irão comemorar com uma série de eventos a festa de sua Padroeira.
A festa de Nossa Senhora da Saúde terá início com uma Celebração Eucarística às 19h30, seguida da coração da imagem de Nossa Senhora e de uma queima de fogos. No domingo, às 11h30, próximo à capela Pe. José de Anchieta, dentro das comeorações pela padroeira, haverá um churrasco beneficente em prol da igreja. A arquidiocese de Campo Grande conta com uma grande participação da comunidade, e convida todos os fiéis e moradores da região.
História
Invocada em latim na Ladainha de Nossa Senhora como Salus Infirmorum (Saúde dos Enfermos) a devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em 1631, em Veneza, no Norte da Itália. Em 1630, a cidade foi assolada por uma terrível peste, que vitimou milhares de pessoas. Diante da tragédia, a população pediu a intercessão de Nossa Senhora a fim de que a doença fosse afugentada. Assim, graças à mediação da Mãe de Deus, a cidade ficou livre da peste. Por sua vez, o povo passou a venerar sua Salvadora como “Madonna della Salutte”.
A imponente Basílica de Santa Maria da Saúde, em Veneza, foi construída como pagamento da promessa feita pelo Doge (antigo governante da república veneziana) Nicoletto Contarini de construir uma basílica em louvor à Mãe de Deus caso a peste fosse debelada.
No Brasil, a devoção chegou primeiramente no Rio Grande do Sul, com os imigrantes italianos vindos do Vêneto em 1914. De lá para cá foi se espalhando pelo país até chegar em Campo Grande, em 1988, por obra dos Padres Palotinos da Província de Santa Maria (RS).
Deixe seu comentário