Gaudium news > Cardeal Tarciso Bertone envia carta de “encorajamento” a padres chineses

Cardeal Tarciso Bertone envia carta de “encorajamento” a padres chineses

Cidade do Vaticano (Terça, 16-11-2009, Gaudium Press) “Eu lhes garanto que a Santa Sé está ciente da complexa e difícil situação na qual se encontram”, escreve o cardeal Tarciso Bertone, secretário de Estado do Vaticano, em sua “Carta a todos os Padres da Igreja Católica da República Popular da China”, assinada no dia 10 de novembro, mas somente ontem publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Após a mensagem histórica do Papa Bento XVI à Igreja na China, seu secretário de Estado envia, por ocasião do Ano Sacerdotal, uma mensagem encorajadora para o clero chinês.

No primeiro ponto da mensagem, “Um convite à esperança”, o cardeal pede aos padres chineses que estejam abertos “com confiança ao futuro e que continuem tentando viver a fé cristã integralmente”. Ainda que os dois anos que separam a Carta do Papa Bento XVI para a Igreja da China, o tempo parece que não veio “para permitir avaliações definitivas. Mas o cardeal espera que o período se converta “mais em um tempo de semeadura que de colheita”. Apesar das persistentes dificuldades, há alguns sinais de esperança na China, também, analisa o purpurado.

No resto da carta, cardeal Bertone escreve sobre as obrigações dos sacerdotes: proclamar Cristo; seguir as virtudes sacerdotais, viver a Eucaristia, proclamar o Evangelho, além de outras atividades pastorais. Há ainda uma parte dedicada especialmente aos bispos, na qual o secretário de Estado pede para que sejam um sinal de unidade da Igreja Católica.

“Como um pequeno floco no meio de uma grande multidão de pessoas de diferentes religiões e indiferença”, cardeal Bertone exortou os padres chineses a não se sentirem sozinhos, já que muitos outros “irmãos” compartilham da mesma situação em outras partes do mundo. O secretário de Estado ressalta a importância de uma formação seminarista apropriada, conforme preceitos humanos, espirituais, filosófico-teológicos e pastorais. Ele também sublinha a necessidade de uma legislação canônica dentro da Igreja Católica na China.

A Carta do Cardeal Bertone foi a primeira endereçada a um grupo específico de padres por ocasião do Ano Sacerdotal. No dia 27 de maio de 2007, o Papa Bento XVI havia divulgado uma histórica mensagem a todos os membros do clero da Igreja Católica na China.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas