Gaudium news > Pastoral da Comunicação priorizará espiritualidade do comunicador cristão e formação de agentes

Pastoral da Comunicação priorizará espiritualidade do comunicador cristão e formação de agentes

Rio de Janeiro (Sexta, 13-11-2009, Gaudium Press) A espiritualidade do comunicador cristão, a formação de novos agentes de pastoral e a articulação da Pastoral da Comunicação (Pascom) nas Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Essas foram algumas das prioridades traçadas pelos coordenadores regionais reunidos no Primeiro Encontro Nacional para os Bispos Referenciais e Coordenadores Regionais da Pascom em Niterói (RJ).

O encontro teve início no domingo, dia 8, na Casa de Retiros Atalaia, em Niterói, e terminou ontem, dia 12, com uma missa presidida pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, no Santuário do Cristo Redentor. Durante cinco dias, o Setor de Comunicação Social da CNBB pretendeu avaliar a atual situação comunicacional da Igreja Católica no Brasil. “O encontro é uma oportunidade de formação pastoral que nos foi solicitado pelos próprios agentes”, explica a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Irmã Élide Fogolari.

O Projeto Nacional foi elaborado ano passado e, com pequenas alterações, ratificado pelos coordenadores presentes no Encontro Nacional. Uma das prioridades é a formação de novos agentes de pastoral. Durante o encontro, o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Miguel Pereira, apresentou o Projeto Comunicar – Comunicação Comunitária: um curso de capacitação de agentes na área da Comunicação Social.

“A comunicação precisa ser dinamizada na Igreja no Brasil”, salientou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. Um dos conferencistas do encontro, Padre Manoel Quintas, citou Padre Tiago Alberione, o fundador dos padres paulinos, ao dizer que “não é possível fazer uma boa comunicação sem uma sólida organização”.

Mal terminou o Primeiro Encontro e os organizadores já começam a pensar na segunda edição do evento, previsto para acontecer entre os dias 8 e 10 de julho de 2010, em Aparecida do Norte (SP). Participaram do Primeiro Encontro Nacional cerca de 20 representantes de dez regionais da CNBB, além do arcebispo do Rio, dom Orani, e dos bispos de Colatina (ES), dom Décio Zandonade, e de Caicó (RN), dom Manoel Delson. Para o próximo ano, já estão sendo esperados cerca de 250 agentes de todo o país.

Além da formação de agentes, outro tema bastante discutido no encontro foi a comemoração do Dia Mundial das Comunicações (DMC), que será festejado no dia 16 de maio de 2010. Uma cartilha com mensagem do Papa e um artigo sobre o tema serão enviados a todas as dioceses, que também receberão cartazes e folhetos de divulgação. O tema escolhido por Bento XVI é: “O Padre e a Pastoral da Comunicação no Mundo Digital: Os Novos Meios a Serviço da Palavra”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas