Gaudium news > Papa se encontra com professores e alunos de universidade católica septuagenária

Papa se encontra com professores e alunos de universidade católica septuagenária

Cidade do Vaticano (Sexta, 12-11-2009, Gaudium Press) A Libera Università Santissima Maria Assunta (Lumsa), de Roma, é um dos mais jovens “ateneus” da capital italiana. Este ano, a instituição de ensino superior, fundado pela madre Luigia Tincani (cujo processo de de beatificação está em curso), celebra seus 70 anos de criação. Nesta quinta, o Papa recebeu no Vaticano para uma audiência especial alunos e professores da universidade.

Aos sete mil integrantes dos corpos docente e discente da Lumsa reunidos na Sala Paulo VI, o Papa ressaltou a necessidade e a importância da educação e do papel dos professores na formação das próximas gerações.

Segundo o Santo Padre, a crise econômica mundial evidenciou “a exigência de um investimento mais decidido e corajoso no campo do saber e da educação, com um caminho para responder aos numerosos desafios abertos e para preparar as gerações mais jovens para a construção de um futuro melhor”. Por isto “a necessidade de criar no âmbito educativo os legados de pensamento, e de promover a colaboração entre as disciplinas e o aprendizado uns dos outros”.

A crise, além disso, confirmou também no campo da educação a necessidade da ética. Bento XVI recordou aos docentes na Lumsa que a universidade católica deve “garantir institucionalmente uma presença cristã no mudo acadêmico” e transmitir com fidelidade a mensagem cristã.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas